sábado, 25 de abril de 2009

C. M. do Esporão - Assembleia Geral

A Comissão de Melhoramentos do Esporão reuniu em assembleia-geral no dia 11 de Abril, na sua Casa de Convívio. O Presidente da Assembleia Dr. Bandeira Bento, deu inicio à sessão, lendo a ordem de trabalhos, e tendo posto à votação a acta da assembleia anterior, sendo dispensada a sua leitura, esta foi aprovada.

De seguida, o Presidente da Direcção Avelino Martins, fez um resumo das obras, actividades e eventos realizados durante o ano 2008, bem como todo o trabalho da Equipa de Gestão, sendo que a maior obra foi o restauro da capela de S. Miguel, que importou em 9 731 euros, sem qualquer auxílio para o efeito. Seguidamente o Dr. Luís Filipe Martins apresentou as contas referentes a este exercício, tendo descrito todas as receitas e despesas. Abílio Cardoso falou em nome da Equipa de Gestão, referindo que este ano teve um saldo melhor do que ano anterior, lamentando a saída de três elementos, mantendo no entanto a esperança, de que alguns possam voltar ou que outros se juntem à equipa. O Dr. Bandeira Bento realçou o bom trabalho e dedicação desta equipa.

A Dra. Marisa Barata do Conselho Fiscal, leu o parecer favorável ao relatório e contas apresentadas, sendo tudo aprovado por unanimidade. Foram também aprovados os votos de pesar e agradecimento.

Realçamos aqui os dirigidos às firmas patrocinadora e ofertantes de lembranças para os vários eventos e festividades organizadas no Esporão, bem assim como à imprensa regional Comarca de Arganil, Jornal de Arganil, Varzeense, Rádio Clube de Arganil e a todos sites e blogs que divulgam as noticias referentes à nossa aldeia.

De seguida entrou-se no ponto referente ao Casal tendo Avelino Martins dado algumas explicações sobre a situação passada e actual do mesmo, assim como a integração de mais terrenos referentes ao contracto mantido com a Portucel. Sobre este assunto falaram vários sócios, que expressaram as suas opiniões e dúvidas, tendo o Dr. Leonel Carriço referido que o Casal era “uma manta de retalhos”.

Avelino Martins falou sobre as conversações tidas com a Associação Florestal de Góis, com vista ao levantamento topográfico do mesmo, tendo sido pedido a alguns sócios que se disponibilizem para acompanhar o andamento deste trabalho, a bem do Esporão.

Falou-se ainda em algumas obras a fazer, sendo a prioridade a substituição do telhado da Casa do Convívio. Falou-se na electricidade que se gasta a mais nesta Casa, muito por culpa do tipo de instalação feita; da necessidade da instalação de um gradeamento de protecção na calçada que segue junto à barroca, na Fonte Velha; da possível feitura de um tanque de água, no fundo da aldeia para protecção contra os incêndios, etc.

Avelino Martins falou ainda na comemoração do aniversário da Comissão este ano, que será feita em Lisboa, onde serão entregues os emblemas de 25 e 50 anos de associados, assim como apelou à juventude para tomar as rédeas da Direcção nas eleições no próximo ano, apelando ainda ao bom senso e entendimento entre todos.

O Dr. Bandeira Bento deu por encerrada esta assembleia, agradecendo a presença de todos, e reforçando a ideia que o futuro está nas mãos da juventude.

Seguiu-se o descerramento da placa toponímica que dá o nome de Avelino Martins, a uma rua do Esporão. Acto este, feito pelo mesmo e pelo Dr. Bandeira Bento. O presidente da Direcção, visivelmente emocionado, fez uma breve declaração, onde reforçou o facto de se opor a esta homenagem, uma vez que o que tem feito pelo Esporão, nunca o fez sozinho mas sim com a ajuda de todos e cumprindo uma promessa feita após a morte do seu irmão, que iniciou todo este trabalho em prol do Esporão.

Avelino Martins referiu que está na hora de passar o testemunho a alguém mais jovem, não deixando no entanto de estar disponível sempre que necessário.
in http://comissaoesporao.blogspot.com

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

estou a ler mal ou não esteve presente ninguem da C.M.G, nem da Junta?
desta vez foi muito simples...nem parece gente do ESPORÂO!

30 abril, 2009 23:11  

Enviar um comentário

<< Home