quarta-feira, 29 de abril de 2009

Candidatura do PS inaugurou sede de campanha em Góis

Sob o lema “Renovar a Esperança, Confiar no Futuro”, a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Góis, liderada por Maria de Lurdes Castanheira, inaugurou no domingo a sua sede de candidatura, localizada na Rua Conselheiro Dias Ferreira, antiga Rua da Ponte. Nesta cerimónia marcaram presença várias entidades, nomeadamente o presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS, Victor Baptista, o presidente da Assembleia Municipal de Góis, José Carvalho, o mandatário desta campanha, José Cabeças e o presidente da JS de Góis, Filipe Ferreira. Refira-se que na inauguração desta sede, que, segundo a candidata do PS, vai ser um “espaço de encontro, convívio, mas acima de tudo um espaço de trabalho”, foi apresentado o site desta candidatura, que pode ser visitado em www.lurdescastanheira.com.
Coube a Miguel Mourão falar em nome da candidatura de Maria de Lurdes Castanheira, congratulando-se “pelo elenco de tão ilustres elementos que compõem a comissão de honra desta candidatura”, assim como pelo mandatário da mesma, “homem que muito deu ao concelho de Góis”. “Em Outubro próximo irá celebrar-se uma grande vitória”, garantiu, alertando que “temos muito trabalho pela frente, mobilizar, esclarecer com persistência”.
Em representação da Juventude Socialista de Góis, Filipe Ferreira manifestou o apoio à candidatura de Lurdes Castanheira, alegando que esta sede vai permitir uma maior “visibilidade” da mesma. Referindo que os jovens são “o futuro de Góis”, Filipe Ferreira reforçou que dará “apoio e entusiasmo a este combate”. Tendo em conta que esta inauguração decorreu no dia seguinte às comemorações do 25 de Abril, Rui Catarino falou em nome dos nascidos em 1974, fazendo uma breve resenha história dos acontecimentos inerentes a esta data. Em relação à candidatura do PS à Câmara de Góis, “Lurdes Castanheira é a candidata que reúne melhores condições para revitalizar Góis e o PS”, defendeu.
Já o mandatário desta campanha, considerando que este dia foi “muito importante para todos os goienses”, enalteceu que a candidata do PS à autarquia goiense é “uma candidata vencedora” e fez votos para que esta seja “uma candidatura vitoriosa”. Contando que Maria de Lurdes Castanheira o acampanhou num “longo estágio”, enquanto sua adjunta, José Cabeças assegurou que “conhece o concelho de Góis como ninguém e vai encontrar soluções para os problemas do concelho”.
No uso da palavra, o presidente da Assembleia Municipal de Góis, destacando que a eleição de Lurdes Castanheira “vai representar um progresso para o nosso concelho”, referiu que a candidata do PS “soube aguardar pacientemente a sua vez, e, democraticamente, subir”, candidatando-se a presidente da Câmara “legitimamente mandatada pela respectiva Comissão Política” e “sabendo-se manter fiel aos seus ideais, aos seus amigos, e ao Partido Socialista que nunca renegou”. Frisando que a candidata do PS é licenciada em Serviço Social, José Carvalho afirmou que “conhece como poucos todo o concelho de Góis e as suas gentes, os problemas que nos afligem, e sabe a quem se deve dirigir para resolver os mesmos”, uma vez que ao longo dos últimos 20 anos “exerceu e exerce cargos relevantes em sede de autarquia ou nas mais variadas entidades”, nomeadamente na ADIBER, Santa Casa da Misericórdia de Góis e Centro Paroquial de Alvares.
Denominando-a de uma “mulher de armas”, o presidente da Assembleia Municipal realçou que Lurdes Castanheira “não é natural do concelho como por vezes é acusada”, no entanto, recomendou a quem profere tais acusações “a olhar para o interior dos seus próprios partidos”. “Esta sede é o ponto de partida para uma viragem que representa a esperança numa mudança do modo de gerir uma autarquia, um concelho”, continuou, manifestando o seu apoio a esta candidatura “por considerar que foi esta a melhor escolha para liderar o futuro do nosso concelho de Góis”.
Destacando que uma sede é “um espaço de convívio mas principalmente de trabalho e organização”, Vítor Baptista acautelou que “há pela frente uma caminhada difícil”. O dirigente, recordando que o jantar de apoio desta candidatura contou com um grande número de presenças, considerou que esta é uma candidatura “com força”.
Nesta ocasião, o presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS salientou que Maria de Lurdes Castanheira “tem legitimidade para ser candidata do PS”, esclarecendo que “aqueles que queriam ser candidatos” tinham de “sujeitar-se a um combate político interno”. “Viver o PS é sentir o partido acima dos interesses enquanto cidadãos e quem não aceita a decisão do partido e corre a oferecer-se a outros partidos é uma forma de estar muito distante do PS”, criticou, fazendo referência ao “trabalho notável” desenvolvido no concelho de Góis pelos autarcas do partido socialista. Constantando que actualmente as necessidades do concelho não passam pela construção de vias, o dirigente da Federação de Coimbra do PS advogou que “temos de ter políticas sociais”, considerando que Lurdes Castanheira tem perfil para ocupar o lugar de presidente da Câmara de Góis.
“Estamos vigilantes à gestão da Câmara”, continuou Vítor Baptista, denunciando que “não é legítimo que alguém que exerce funções na Câmara ande a atribuir subsídios”. Segundo o dirigente do PS, o objectivo inicial da Federação era apoiar a recandidatura de todos os autarcas, “se Girão Vitorino estivesse em condições”. “Temos trabalho feito, temos é de continuar a trabalhar e chamar a atenção de que vale a pena apoiar Lurdes Castanheira”, apelou, garantindo à candidata que pode contar com o apoio da Federação Distrital do PS.
A candidata do PS encerrou esta sessão começando por tecer alguns elogios à equipa que a acompanha e considerando que a inauguração da sede constituiu um “momento alto” desta candidatura. “Esta é de facto uma candidatura sempre a pensar nas pessoas”, referiu, explicando que “envolve muitas pessoas com elevado espírito de equipa, grande vontade de trabalhar e com grande sentido de dedicação à causa pública”. Quanto à data escolhida para inauguração da sede, Lurdes Castanheira esclareceu que o mês de Abril está associado “à Liberdade, à Fraternidade e à Paz”, e esta candidatura “respeita os ideais de Abril”.
“Esta é uma candidatura do Partido Socialista”, reforçou Maria de Lurdes Castanheira, defendendo que “é também esta lealdade que distingue esta candidatura” que, por sua vez, “se centra num projecto para o concelho de Góis, onde as pessoas estarão sempre em primeiro lugar”. A candidata à Câmara Municipal de Góis revelou ainda que esta candidatura tem “uma ilustre Comissão de Honra”, presidida por Carlos Alberto Poiares, da qual fazem parte outros goienses. “Para gostar de Góis não é preciso aqui nascer”, alegou, acrescentando que “estar disponível para encabeçar uma lista, para asumir compromissos e responsabilidades, é a maior prova de carinho e respeito por este concelho”.
Lurdes Castanheira anunciou ainda que brevemente “iremos desenvolver um conjunto de reuniões por freguesia para que todos possam participar e colaborar na construção do projecto autárquico para o mandato de 2009/2012”. Para além disso, “haverá um momento de apresentação de todos os candidatos aos diferentes órgãos autárquicos”, adiantou, revelando que “queremos constituir equipas que conheçam bem a realidade de Góis, que estejam à altura dos desafios do presente e do futuro”. “A nossa causa são as pessoas, o nosso projecto é Góis”, finalizou.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: ,

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É evidente!
VIVA O POVO LIVRE!

29 abril, 2009 22:56  
Anonymous Anónimo said...

É evidente o quê?

30 abril, 2009 09:07  
Anonymous Anónimo said...

Novidade: afinal o Jaime Garcia vai ser o número 2? Então e o Mário Garcia vai ser o 3º? e o Carvalho o candidato à Assembleia?
AhAhAh! Mas que grande lista!Para quem queria renovar tudo, parece que ficou com os piores que por cá havia? Ó Lurdinhas, a menina parece que não se enxerga. Valha-a Deus, que bem pode!

30 abril, 2009 09:12  
Anonymous Anónimo said...

POLITICAEHOUSE
"A fructibus eorum cognoscetis eos"

Segunda-feira, Setembro 19, 2005
ONDE ESTÁ A DR.ª LURDES CASTANHEIRA ?
Lembram-se do Dr. José Cabeças e a Dr.ª Lurdes Castanheira "armarem" o buzinão de Góis, ameaçando com uma candidatura independente ?
De repente ... calaram-se...porquê?
O Politicaehouse foi à procura da resposta.
A dr.ª Lurdes Castanheira foi nomeada Directora do Centro de Emprego de Arganil.
AH! Então o que a senhora queria era o tradicioanl "tacho"!
Que curriculum profissional tem esta ex-vereadora da Câmara de Góis sem ser as que resultaram do exercício das funções políticas de vereadora ?
Pois é...

30 abril, 2009 12:29  
Anonymous Anónimo said...

15/6/2005 Diário as Beiras
António Rosado

PS – Discussão violenta acabou com reunião em Góis

A última reunião da comissão política socialista de Góis quase ia acabando à pancada. As divergências quanto à candidatura às eleições autárquicas atingiu um ponto de ruptura.

Uma alegada tentativa de agressão ocorrida na noite de anteontem, durante a reunião à porta fechada da comissão política concelhia de Góis do PS, obrigou o presidente do orgão, José Cabeças, a suspender o encontro. Aquilo que deveria ser uma reunião “fundamental e decisiva para o projecto autárquico do PS”, como disse José Cabeças, descambou em insultos mútuos entre militantes socialistas, que, na óptica do presidente da concelhia, “revelou uma conduta efectiva, presenciada por todos e que não posso deixar de lamentar”.
As divergências dentro do PS local vêm de longe, mas agudizaram–se depois da Federação Distrital de Coimbra ter optado pela recandidatura à próximas eleições autárquicas do actual presidente do município, Girão Vitorino, em detrimento do anterior autarca, José Cabeças. Logo da altura, surgiu um cisão dentro da estrutura partidária, com os correligionários de Cabeças a não aceitarem a decisão. Entretanto, surgiu o Movimento de Cidadãos por Góis que prometeu avançar com uma candidatura independente, perfilando–se dois nomes: José Cabeças ou Lurdes Castanheira, actual vereadora, também em rota de colisão com o chefe da autarquia.

Cadeiras a voar
Foi neste clima de tensão que anteontem à noite teve início a reunião de militantes. Após a intervenção de Girão Vitorino e José Cabeças, os ânimos exaltaram–se, o que terá levado a uma dura troca de insultos entre Manuel Antão, presidente da junta de freguesia de Alvares - que se apresentou no encontro como representante da federação distrital - e Miguel Mourão, presidente da JS local. No calor da discussão, Manuel Antão terá mesmo pegado numa cadeira para, alegadamente, arremessar ao seu contendor. Manuel Antão, contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, nega o ocorrido, afirmando: “Não faço comentários sobre atitudes de cachopos, estamos num partido político e mesmo que no calor da discussão possa haver alguns excessos, isso é para ficar cá dentro”.
Quanto ao facto do responsável socialista concelhio considerar que “o camarada Manuel Antão, longe de contribuir para a unidade, tentar cavar um fosso ainda maior dentro do PS”, o visado responde na mesma moeda: “Ele devia preocupar–se com a coesão interna do partido, mas não é isso, infelizmente, que ele tem feito”.
Por seu lado, o jovem socialista, Miguel Mourão, conta a sua versão dos factos: “Não ofendi Manuel Antão, até pedi calma, mas ele pegou numa cadeira para me mandar... o que me valeu foram os camaradas que o agarraram”. Neste contexto, o líder da JS local exige “um pedido de desculpas” pessoal e ao partido, sugerindo ao presidente da federação, Victor Baptista, a substituição de Manuel Antão como representante da estrutura no concelho.
Neste quadro político, José Cabeças recusa–se, por agora, a especular sobre uma possível candidatura independente, concluindo que “pode haver uma evolução em qualquer um dos sentidos, embora tenha recebido muitas reacções de repúdio sobre o que se passou ontem [anteontem]”.

30 abril, 2009 12:39  
Anonymous Anónimo said...

Miguel Mourão esteve muito bem logo nessa altura correu com alguma tralha. Parabens!

30 abril, 2009 17:50  
Anonymous Anónimo said...

E ainda a procissão vai no adro ....quando estiver próxima do fim do percurso já ninguem sabe quem é o vigário ou o sacristão.

30 abril, 2009 18:38  
Anonymous Anónimo said...

Goienses

Estamos na altura certa da limpeza,dos que serviram-se do nosso concelho para subir na vida,e terminaram com grandes reformas,ficando o dinheiro fora do concelho.
Quando morrerem nem cova tem no nosso Concelho,vejam bem isto estou falando sério.
Vamos dar volta já chega de tanta treta.
José Prudencio
de
Gois

01 maio, 2009 01:23  
Anonymous Anónimo said...

Sr José Prudêncio: Não seja assim tão mauzinho e tenha espírito cristão. Arranje lá uma cova no cemitério para eles ficarem que o dinheiro nunca vai com eles.

01 maio, 2009 07:52  
Anonymous Anónimo said...

Pois é pena que o dinheiro vá com eles pois assim evitavam-se as heranças. E bem pesadas algumas....

02 maio, 2009 15:13  
Anonymous Anónimo said...

Muito obrigado aos meus conterraneos.
Temos que abrir os olhos aos bondosos do nosso Concelho.
Porque o assalto ao poder por estranhos,não queremos .
Mas temos muitos que prestam vassalagem.
Viva 1640 ano que corremos com os espanhóis de Portugal
Viva o ano 2009 correr com os Cabeças do nosso Concelho

José Prudencio
de
Gois

03 maio, 2009 00:34  
Anonymous Anónimo said...

E que cabeçudos que são...
Umas por irem por camadas de laca em horário de trabalho e outros por terem apenas a cabeça cheia de _ _ _ _ _.

04 maio, 2009 00:21  

Enviar um comentário

<< Home