terça-feira, 28 de abril de 2009

Freguesia de Alvares inaugurou polidesportivo das Cortes

A inauguração do polidesportivo das Cortes, localizado na freguesia de Alvares, foi um dos momentos altos das comemorações do 35º aniversário do 25 de Abril em Góis, iniciativa que contou com a realização de algumas actividades desportivas pelos alunos do pré-escolar e um jogo inaugural entre a junta de freguesia de Alvares e a Câmara Municipal de Gois. Trata-se de uma infraestrutura que vai beneficiar toda a população da freguesia que a partir de agora dispõe de um recinto ao ar livre para praticar várias modalidades desportivas. O polidesportivo, que custou cerca de 50 mil euros, foi um investimento da Câmara Municipal de Góis, que contou com a colaboração da junta de freguesia e da Comissão de Melhoramentos das Cortes.
Em declarações ao RCA NOTICIAS, o presidente da junta de freguesia de Alvares contou que na freguesia ainda não existia um espaço para praticar actividades desportivas, sendo que, para já, esta infraestrutura vai ser utilizada todos os domingos e às sextas-feiras pelas crianças do pré-escolar. “Foi uma grande luta de todos nós”, enalteceu Vítor Duarte, congratulando-se pela construção desta infraestrutura que “nos dignifica” e que “é a melhor estrutura desportiva ao ar livre do concelho de Góis”, frisou.
Reforçando que esta obra resultou “do empenho de muita gente”, o presidente da junta de freguesia de Alvares esclareceu que “este polidesportivo tem a marca pessoal do presidente da Câmara Municipal, José Girão Vitorino”, que “deu corpo a este anseio”. “Cumprimos mais uma daquilo que desejamos para a nossa terra”, continuou, enaltecendo que esta infraestrutura foi construída em virtude “da dedicação das pessoas que continuam a acreditar na sua terra e que temos direito a ter condições de vida dignas”.
Uma vez que esta inauguração decorreu no dia 25 de Abril, Vítor Duarte referiu que este dia foi “simbólico”, recordando que “muitos não tiveram oportunidade de viver este momento com a alegria com que viveram outros porque sentiram o final de um período negro, onde as pessoas não podiam ter a liberdade a que tinham direito”. Contando que “faço parte daqueles que não conheceram esse período”, o presidente da junta aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem “a todos aqueles que lutaram para que fosse possível vivermos tempos mais de acordo com a dignidade humana”.
Após o descerramento de uma placa alusiva ao evento, pelo presidente da junta de freguesia e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, Diamantino Garcia enalteceu que este polidesportivo vai servir sobretudo as gerações mais novas. “É um campo desportivo de um jogo de equipa e espero que seja utilizado pelos cortenses, alvarenses e goienses”, apelou o vice-presidente da autarquia goiense, defendendo que esta nova infraestrutura “poderá fazer com que a juventude se comece a fixar por aqui”.
No uso da palavra, o presidente da Comissão de Melhoramentos das Cortes contou que foi em 2002 que esta colectividade “pôs em discussão o local para esta infraestrutura”, tendo ficado definido que “o melhor local para o polidesportivo seria aqui porque havia a escola primária em funcionamento”. “O trabalho que deu à Comissão não foi simples”, explicou João Reis Antão, advogando, contudo, que “é assim que as coisas têm mais valor”.
Garantindo que a Comissão de Melhoramentos das Cortes funciona “em prol de toda a freguesia de Alvares”, o dirigente reforçou que esta obra “é o corolário de uma luta que já não se tem visto”, criticando que tal já não se passou com “a luta pela escola que foi para Alvares, uma decisão política que temos de respeitar”. João Reis Antão revelou ainda que a Comissão propôs ao presidente da junta de freguesia a iluminação do polidesportivo, “ideia que foi acatada e esperemos estar a inaugurar isso dentro de pouco tempo”.
O presidente da Assembleia Municipal de Góis também marcou presença nesta cerimónia, alegando que esta nova infraestrutura deve constituir “motivo de orgulho” para toda a freguesia, já que “vem valorizar a própria terra e dotar a juventude de meios que até aqui não existiam”. De acordo com José Carvalho, este polidesportivo vai permitir que “crianças e adultos possam jogar futebol, ténis e badminton”, modalidades desportivas que eram praticadas até aqui mas “em condições menos próprias”.
Refira-se que a Câmara Municipal de Góis agendou um programa comemorativo para assinalar os 35 anos do 25 de Abril que começou com o hastear da bandeira, na Biblioteca Municipal “António Francisco Barata”, cerimónia que contou com a participação da Filarmónica Varzeense e do corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis. Seguiu-se a cerimónia evocativa ao 25 de Abril, cuja abertura esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Góis que começou por referir que “o 25 de Abril de 2009 tem que ter um significado de esperança”, considerando que é necessário “sermos mais justos, solidários e esforçados a fim de liderar as expectativas das gerações mais jovens”.
Apelando para que as pessoas trabalhem “em equipa”, José Girão Vitorino contou que “foi em equipa que o poder local se afirmou e cimentou a democracia”. O autarca deixou um desafio aos presentes para “continuar a trabalhar a bem de todos e do concelho”, recordando que “ao longo de três décadas dedicadas ao serviço público, aprendi que sozinhos não somos uma resposta válida”. Anunciando o final do seu mandato, o presidente da Câmara de Góis mostrou-se “satisfeito e orgulhoso com tudo o que foi feito”, enaltecendo que “soubemos interpretar Abril, lutando em nome de Góis”.
“Acreditámos, dialogámos, projectámos, construímos, modernizámos, apoiámos sem nunca hipotecarmos o nosso futuro colectivo”, afirmou, acrescentando que “se não fosse em equipa não teria conseguido chegar tão longe”. Reforçando o seu apelo para “o trabalho de equipa”, o edil explicou que “as equipas capazes são aquelas que juntam novos e mais velhos”. Nesta ocasião, o autarca agradeceu publicamente “o apoio e a confiança” que os eleitores depositaram nele e na sua equipa, louvando “a participação de todos aqueles que na política activa deram a cara e quiseram comigo assumir as suas responsabilidades”.
É de salientar que nesta sessão usaram ainda da palavra Alexandre Vieira, representante do Grupo Municipal do PSD, Jaime Garcia, do Grupo Municipal do PS, e José Carvalho, presidente da Assembleia Municipal de Góis que, na sua intervenção, proporcionou o visionamento de dois filmes sobre o 25 de Abril que serviram para prestar uma homenagem “aos homens e mulheres que lutaram e lutam por este país”. Ainda no auditório da Biblioteca Municipal de Góis realizou-se o espectáculo “Canções de Resistência” por Rogério Charraz, sendo que, durante a tarde, o Grupo de Escoteiros nº 74 de Góis procedeu ao lançamento do Balão da Liberdade na Praia Fluvial das Canaveias.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: , , ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Antonino é que chegou ao Vitor Duarte ou este tirou o "pio" ao "ditador" das Cortes?

29 abril, 2009 12:24  
Anonymous Anónimo said...

Aquilo não vale nada. Não passa de uma obra de fachada. Mas em Góis é assim, começa-se sempre a construir a casa pelo telhado. Em vez de se investir em empresas que criem emprego, fazem-se campos de jogos...

29 abril, 2009 14:47  
Anonymous Anónimo said...

Pobres tereis o sempre.Empresarios já assim não é. O que falta no concelho de Góis são patrões. A teoria do anónimo das 14.47, que muito respeito,está certo mas não pode ser da responsabilidade das autarquias.

29 abril, 2009 16:15  
Anonymous Anónimo said...

MEUS AMIGOS, O POLIDESPORTIVO DAS CORTES FOI INAUGURADO PELO 25 DE ABRIL,JOGADA POLITICA...QUAL VITOR DUARTE,QUAL ANTONINO,ANDAM AI MAIS A PROCURA DO MESMO...OS PROBLEMAS DE CASA DESTES MENINOS NAO CHEGA...JA LA JOGAM HA BOLA PERTO DUM ANO E AGORA E QUE VAO INAUGURAR... O CONCELHO TEM QUE ABRIR OS OLHOS OU NAO OS QUEREM ABRIR...?

25 agosto, 2009 22:24  
Anonymous Anónimo said...

Eu gostava de saber quem fez o primeiro comentario,...Ja la se fizeram torneios com tacas e medalhas,organizados pelo sr quim mateus, onde ouve varias equipas das cortes, e onde participaram tambem uma equipa formada com os bombeiros de Alvares,muito antes da inauguracao.

26 agosto, 2009 22:03  

Enviar um comentário

<< Home