terça-feira, 31 de março de 2009

Candosa - uma aldeia tipicamente serrana

Candosa é uma aldeia tipicamente serrana, a 15 km da vila de Góis, onde é mais forte a simbiose entre as gentes e a natureza, com uma vasta diversidade de valores culturais e costumes. É uma aldeia diminuta em número de habitantes, mas rica em história e grande em formosura e potencialidades, sendo o Rio Ceira o elemento que lhe dá mais beleza, pois o seu trajecto, em conjunto com a Ribeira do Carvalhal, torna-a numa linda peninsula, única na região.
Situada na margem esquerda do rio Ceira, composta por uma mistura de casas, na sua grande maioria de pedra com telhados de xisto, embora algumas rebocadas, contém variados factores atractivos tais como um moinho movido a água, um lagar tradicional, que trabalha através de um sistema de varas, datado do ano 1860, uma ponte de estilo românico e outra em madeira, uma Capela isolada no ponto alto da aldeia com vista para o harmonioso vale e casas rústicas da antiga aldeia de Candosa, sendo agora utilizadas para a guarida de animais (cabril). A natureza que a envolve, também não é excepção, com espécies de flora raras como azevinhos, azereiros, sobreiros, ervideiros, entre outras, e caminhos antigos à beira rio com paisagens deslumbrantes.
A aldeia orgulha-se da sua gente, tem um produtor de mel, um antigo artesão de colheres de pau e pessoas simpáticas e acolhedoras.
O tempo passou mas as características mais importantes e mais marcantes de Candosa permanecem vigorosas. Para a conhecer, há que mergulhar profundamente nas suas raízes, apreciar a sua cultura e compreender a mentalidade da sua gente, deixando-o embrenhar no seu encanto natural.

Venha visitar esta aldeia e torne-se sócio da Comissão de Melhoramentos de Candosa! Ajude-nos a restaurar e preservar uma das aldeias mais bonitas e de grandes potencialidades da região!
Para mais informações, contacte-nos:
Comissão de Melhoramentos de Candosa
Candosa - Cadafaz
3330-015 Góis
cm_candosa@hotmail.com
964547495 (Isabel Martins)
in O Varzeense, de 15/03/2009

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É com muito gosto que vejo pessoas com novas mentalidades a interessarem-se pelo movimento associativo das nossas aldeias, mas com uma perspectiva bastante inovadora, baseada na preservação do património e na sua valorização potenciação, por forma a manter / criar vida nas nossas aldeias.
A aldeia da Candosa é, também em minha opinião, uma das mais bonitas de todo o Concelho de Góis e uma daquelas onde a arquitectura tradicional ainda é predominante.
Porque estão a tentar seguir passos semelhantes aos que temos tentado seguir na aldeia do Soito - Colmeal, nos últimos anos, sentimo-nos muito agradados com esse facto, até porque, pertencendo à Freguesia do Cadafaz, a Candosa sempre teve grandes afinidades com a Freguesia do Colmeal, até pela proximidade geográfica.

Os meus parabéns e continuem com esta perspectiva.

Já agora aproveito a oportunidade para visitarem também a aldeia do Soito, onde estarei na semana da Páscoa.

António Duarte CM do Soito

31 março, 2009 22:55  
Anonymous Anónimo said...

Desloquei-me com amigos a uma das zonas mais bonitas, que já vi no nosso país: Soito.
Apesar de ser relativamente perto de Coimbra, para nos deslocar-mos ao Soito, ainda temos que percorrer cerca de 2 horas de viagem, entre serras, penhascos e estradas estreitas mas boas. Aproveitem a viagem para desfrutar da magnífica paisagem envolvente.
A minha viagem demorou desde Lisboa, cerca de 4 horas, ainda me perdi, mas não foi isso que me fez demorar tanto tempo…foi mesmo a viagem em si.
Naquela região, não há muito oferta, mas a que existe é de grande qualidade. Fiquei instalado, numa casa, mesmo no centro do Soito. Aluguei a casa por uns dias, a um casal Inglês que tem lá a sua casa de férias. Todos os contactos foram feitos ao início pela internet, passando depois a telefone. Quem estava a alugar a casa, era uma holandesa, muito simpática, estilo hippie, muito prestável, que possuía uma quinta no meio da montanha onde produz produtos biológicos.
A casa era linda, toda em xisto, como todas as que se encontram na região. Esta tinha uma vista de perder o fim, no alto da montanha, tinha 2 pisos, 2 quartos, muito bem decorados, aquecimento central, e não tinha televisão.

01 abril, 2009 18:37  
Anonymous anonimus said...

Parabéns as gentes da Candosa por preservarem as vossas tradiçoes e sobretudo o passado...

01 abril, 2009 22:54  

Enviar um comentário

<< Home