segunda-feira, 30 de março de 2009

COLMEAL - Canoagem no Ceira com a União

O nosso Ceira voltou a colorir-se com os canoístas que no passado dia 21 de Março nos visitaram para mais uma descida.


A “Residencial Martins” à Eira denotava desusado movimento. O fronteiro parque de estacionamento estava completamente lotado.
Faziam-se os últimos preparativos e a animação era por demais evidente. A pouco e pouco o pessoal foi-se dirigindo para a Ponte de onde se iniciaria a descida.
O dia estava espectacular e convidativo para este género de actividades.


Por volta das onze começaram a deslizar rio abaixo apesar da pouca água. No açude da quinta junto aos escombros do velho moinho, alguns tiveram que pegar na embarcação e assim ultrapassar este pequeno obstáculo.



No salto da Cortada, um dos pontos mais emblemáticos e interessantes do percurso, alguns “mirones” aguardavam nos pontos mais estratégicos para conseguirem o melhor ângulo para uma fotografia que mais tarde irão recordar.
Observação cuidada antes do salto e a escolha do melhor ponto de passagem.
Tudo correu bem e até os menos experimentados nestas andanças passaram “com distinção”.

Depois foi o deslizar até à Candosa, linda aldeia da vizinha freguesia do Cadafaz. Alguns troncos ainda no leito do rio não foram obstáculos de monta que amedrontassem os canoístas.



Passado o “túnel” da Sandinha foi num instante que foram chegando à zona do açude da Cabreira, sempre bela com as suas tulhas e o seu lagar que ainda vai funcionando.
Mais uns metros e a descida chegava ao seu termo. Mas o dia não acabava ali.



Depois foi o rumar até à antiga escola primária onde uns torresmos, feitos à moda da região, esperavam pelos canoístas e acompanhantes, muitos deles vindo de longe.

Um agradecimento especial aos associados Mário Martins e Carlos Dias que se empenharam na organização desta descida e naturalmente um grande bem-haja às senhoras do Colmeal que mais uma vez se quiseram associar a este evento com os seus maravilhosos doces. A nossa Delegação no Colmeal, como sempre, empenhou-se activamente nesta realização.


No domingo, os “resistentes” que ficaram no Colmeal voltaram às águas límpidas do Ceira, repetindo um trajecto mais curto entre a Candosa e a Cabreira, onde o rio é mais estreito e a beneficiar das águas que vêm das ribeiras do Sobral e do Carvalhal.

A União Progressiva da Freguesia do Colmeal continuará a proporcionar eventos deste género para que seja possível atrair à nossa freguesia e ao concelho novos visitantes, que poderão vir a ser excelentes divulgadores da nossa região.

P’la Direcção da UPFC
A. Domingos Santos
in
http://upfc-colmeal-gois.blogspot.com

Etiquetas: , , ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Iniciativas como estas são precisas para mostrar e divulgar a nossa região, que tão esquecida está.

31 março, 2009 01:15  
Anonymous Anónimo said...

Estas fotos deixaram-me extasiada.
Que maravilha de rio e de paisagem.
Vou ter que descobrir localmente.
Com GPS e telemóvel lá irei dar.

31 março, 2009 01:18  
Anonymous Anónimo said...

É melhor arranjar um mapa e aprender a lê-lo. Não venha para cá para nos dar trabalho, temos mais que fazer...

02 abril, 2009 21:09  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns à Junta de Freguesia do Colmeal e à Câmara Municipal por organizarem estes eventos. As aldeias da Freguesia denotam um movimento "Soberbo"e não serão mais as mesmas depois destes eventos desportivos.A economia local agradece. Esta organização é a par da concentração de "Motards" um evento que já ultrapassou fronteiras.

07 abril, 2009 21:53  

Enviar um comentário

<< Home