segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Góis, 80 anos de Regionalismo

Durante os últimos meses foi grande a azáfama vivida pelos membros das colectividades da freguesia do Colmeal durante a organização deste grande evento. Esta comemoração surgiu na sequência de um convite endereçado pelo Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis à União Progressiva da Freguesia do Colmeal (UPFC), que generosamente estendeu a convocação às restantes associações da freguesia. Conforme diz o ditado, a União faz a força!

E foram bastantes as pessoas que responderam ao nosso apelo e nos visitaram na Casa do Concelho de Góis em Lisboa, incluindo as que vieram nos dois autocarros que partiram do Colmeal às 8h00.


O n. 47 da Rua de Santa Marta foi pequeno para a avalanche de público, que tinha à sua espera um cheirinho das suas vilas e aldeias: queijos, broas, filhós, mel, aguardentes, artesanato, exposição de fotografia e recortes de jornais.

Na sessão de abertura contámos com a presença de diversos dirigentes autárquicos e de associações regionalistas: Luís Martins - Pres. Cons. Reg. da Casa do Concelho de Góis, José dos Santos - Pres. da Direcção da Casa do Concelho de Góis, Henrique Brás Mendes - Pres. da J.F. do Colmeal, Lurdes Castanheira - representante da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), Helena Moniz - vereadora da C.M. de Góis, Pereira de Carvalho - Pres. da Ass. Municipal de Góis, Lisete Matos - Pres. da Ass. Geral da J.F. do Colmeal e António Domingo Santos - Pres. da U.P.F.C., felicitaram a nossa organização e deram-nos as suas opiniões acerca do momento actual do Regionalismo na nossa região.

Falou-se da desertificação que continua a afectar as nossas aldeias, resultante da emigração de pessoas para as grandes cidades na procura de melhores horizontes e condições de vida, uma causa tão antiga como actual; a necessidade de envolver ainda mais os jovens para que estes possam dar continuidade ao trabalho regionalista das colectividades e porque a sua presença é um estímulo importante à vida nas aldeias; a função actual das associações regionalistas, de preservação e divulgação da identidade e cultura das aldeias beirãs ao invés do carácter edificante de outrora.




Foi desta maneira que a freguesia do Colmeal celebrou este marco do regionalismo Goiense. Agradecemos a todos aqueles que nos visitaram neste histórico 31 de Janeiro de 2009.
Acreditamos que com este evento tenhamos dado o início a um grande trabalho de equipa em prol das nossas povoações. Esperamos por si nos próximos encontros.
in http://malhadaecasais.blogspot.com

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Faltou convidarem os críticos de meia tijela que abundam em Gois.

03 fevereiro, 2009 08:48  
Anonymous Anónimo said...

A porta estava aberta.
Se não entraram...

04 fevereiro, 2009 19:03  

Enviar um comentário

<< Home