sábado, 31 de janeiro de 2009

Fundadores de Amiosinho

Os fundadores de Amiosinho foram o casal, Joaquim Simões, natural de Lomba (Serpins) e Maria Rita, natural de Alvares; os dois prestavam serviço nas vidas domésticas e rural por conta de Joaquim Rebelo de Alvares, senhores da época, tal como nos foi dito pelos nossos antepassados...
O casal teve três filhos, Maria Rita, que teve sete filhos; Luís Simões, nove filhos; Manuel Simões, dois filhos. Deles se gerou uma grande família.
O casal vivia do fabrico do carvão que vendiam para os mais abastados de Chã de Alvares e para a vila de Alvares. Também preparavam terras para a lavoura de criação de alimentos para a sua alimentação e de conforto.
Vamos então falar um pouco da história do primeiro casal que se instalou neste local, vindo refugiados de Alvares e dando o nome a Amiosinho, há precisamente 156 anos!
Foi-lhes feita uma merecida homenagem em Maio último com a construção e inauguração de um pequeno marco em xisto no local mais ou menos onde construíram a sua primeira casa em pedra. Segundo consta, ainda viveram algum tempo debaixo de uma toca de uma fraga até à construção da sua habitação.
Sobre a pedra que foi escolhida, parece que a cor das letras que foram não são das mais visíveis pois só mesmo junto do marco se conseguem ler. Mas o local foi bem escolhido e foi possível graças ao casal amiosinhense, senhor Jaime de Jesus Domingos e sua esposa, terem disponibilizado o seu terreno para a dita construção desta bem merecida homenagem. Aqui ficam os sinceros agradecimentos, de toda a colónia amiosinhense, pela sua boa acção que ficará na recordação das futuras gerações.
Para que se tivesse chegado a esta homenagem, alguém tentou descobrir parte da sua história, que vem dos nossos antepassados. Ao longo do anos, algumas pessoas foram juntando "peças da história" e eu fui um deles.
Luís Simões Júnior, um grande amiosinhense, homem de inteligência e capacidade na época, e neto do casal fundador, tinha um pequeno escrito que passou para as mãos do seu filho, Francisco Simões, primeiro presidente da Comissão de Melhoramentos durante 19 anos. Como eu próprio me dediquei, junto com este conterrâneo e outros, ao movimento regionalista que muito trabalhou para o bem e o progresso desta aldeia que nada tinha em termos de conforto. Todos nós nos recordamos dos tempos em que não havia água canalizada, luz, e este homem muito nos ensinou e ajudou, tal como outros que poderíamos aqui recordar.
Tive acesso a esse pequeno livrinho e, com esses escritos tentei descobrir e conversar com conterrâneos, que já não fazem parte do mundo dos vivos conseguindo completar a história deste casal para que ficasse marcado para sempre e para as futuras gerações.
António Bernardo
in Jornal de Arganil, de 29/01/2009

Etiquetas: