PNL - Mais leitura é objectivo da autarquia
Num acto que pretende elevar os níveis de literacia, a autarquia assinou, na semana passada, um protocolo no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL). As duas entidades determinaram as modalidades de cooperação para o efeito, que será posto em prática através da promoção da leitura, factor considerado fundamental para o desenvolvimento individual e de progresso colectivo. Doravante a autarquia irá promover a leitura na sala de aula e em outras actividades das escolas, financiando a aquisição de conjuntos de livros recomendados pelo PNL, num montante de 3900 euros, até 2011, por parte de bibliotecas escolares que servem os agrupamentos, jardins-de-infância e as escolas de ensino básico. Esta é uma das alíneas do acordo, que prevê ainda o apoio ao desenvolvimento da rede de bibliotecas escolares, promoção de eventos destinados ao incentivo da leitura, bem como disponibilização de equipamentos para o efeito. Ao abrigo do mesmo, será feita a divulgação das iniciativas junto de Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias, Centros de 3.ª Idade, como também através de publicações periódicas, materiais informativos, incluindo sítios da Internet, outdoors, rádio ou placas de editais.
Da parte da comissão do PNL, este compromete-se proporcionar o apoio técnico e financeiro às instituições envolvidas pelo programa, no valor, igualmente de 3900 euros, a atribuir de forma faseada, de 2200 euros até final do ano e os restantes 1700 distribuídos em cada ano até 2011. Ainda, organizar campanhas de divulgação dos seus objectivos, visando o envolvimento das famílias e de organizações da comunidade na promoção da leitura, assegurar a divulgação da parceria, nomeadamente através da inclusão do seu logótipo, no sítio do Ministério da Educação respeitante ao plano, bem como em campanhas de televisão ou rádio, folhetos ou cartazes. Ao fim de um ano, tanto a Câmara como a Comissão, irão proceder a uma análise da participação de cada um, de modo a propor eventuais ajustamentos às condições do protocolo.
Este foi "mais um passo" na formação de leitores e promoção de hábitos de leitura, nas palavras da vereadora da cultura da autarquia, Helena Moniz, desde a faixa etária mais jovem da população, passando pelo 1.º e 2.º ciclos. A autarca considera que o protocolo representa um investimento no futuro do concelho, dotando os jovens de mais competências, elevando assim o seu nível de conhecimento. "A leitura é o pilar do desenvolvimento cognitivo e naturalmente quanto mais cedo se iniciar a leitura, maior competência se adquire", disse na ocasião, falando ainda do papel das bibliotecas, as quais entende que "desempenhem um papel muito importante na educação e consequentemente na formação cívica". A visão foi partilhada pelo presidente da Câmara, José Girão Vitorino, dando conta de iniciativas que melhoram as condições de ensino. Nesse sentido, incluiu o programa do PNL para a promoção de uma Educação mais qualificada, especialmente no que diz respeito à leitura. "Lutamos para que aos nossos jovens nada lhes falte", vincou.
Num dia dedicado ao conhecimento proporcionado pelos livros, na biblioteca da Escola Básica 1/2 realizou-se a entrega de baús de conjuntos documentais organizados pela biblioteca escolar do agrupamento de escolas, biblioteca de Góis e escolas do 1.º CEB e jardins de infância, às crianças do concelho. Como coordenadora nacional do programa de redes de bibliotecas, Teresa Calçada realçou a importância do protocolo, dado que entende que a Educação "é porventura o maior e mais consolidado dos investimentos".
in Jornal de Arganil, de 11/12/2008
Da parte da comissão do PNL, este compromete-se proporcionar o apoio técnico e financeiro às instituições envolvidas pelo programa, no valor, igualmente de 3900 euros, a atribuir de forma faseada, de 2200 euros até final do ano e os restantes 1700 distribuídos em cada ano até 2011. Ainda, organizar campanhas de divulgação dos seus objectivos, visando o envolvimento das famílias e de organizações da comunidade na promoção da leitura, assegurar a divulgação da parceria, nomeadamente através da inclusão do seu logótipo, no sítio do Ministério da Educação respeitante ao plano, bem como em campanhas de televisão ou rádio, folhetos ou cartazes. Ao fim de um ano, tanto a Câmara como a Comissão, irão proceder a uma análise da participação de cada um, de modo a propor eventuais ajustamentos às condições do protocolo.
Este foi "mais um passo" na formação de leitores e promoção de hábitos de leitura, nas palavras da vereadora da cultura da autarquia, Helena Moniz, desde a faixa etária mais jovem da população, passando pelo 1.º e 2.º ciclos. A autarca considera que o protocolo representa um investimento no futuro do concelho, dotando os jovens de mais competências, elevando assim o seu nível de conhecimento. "A leitura é o pilar do desenvolvimento cognitivo e naturalmente quanto mais cedo se iniciar a leitura, maior competência se adquire", disse na ocasião, falando ainda do papel das bibliotecas, as quais entende que "desempenhem um papel muito importante na educação e consequentemente na formação cívica". A visão foi partilhada pelo presidente da Câmara, José Girão Vitorino, dando conta de iniciativas que melhoram as condições de ensino. Nesse sentido, incluiu o programa do PNL para a promoção de uma Educação mais qualificada, especialmente no que diz respeito à leitura. "Lutamos para que aos nossos jovens nada lhes falte", vincou.
Num dia dedicado ao conhecimento proporcionado pelos livros, na biblioteca da Escola Básica 1/2 realizou-se a entrega de baús de conjuntos documentais organizados pela biblioteca escolar do agrupamento de escolas, biblioteca de Góis e escolas do 1.º CEB e jardins de infância, às crianças do concelho. Como coordenadora nacional do programa de redes de bibliotecas, Teresa Calçada realçou a importância do protocolo, dado que entende que a Educação "é porventura o maior e mais consolidado dos investimentos".
in Jornal de Arganil, de 11/12/2008
Etiquetas: câmara municipal, escolas, góis, livro
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home