sábado, 22 de novembro de 2008

PS tem dois candidatos à câmara

A presidente da comissão política concelhia do PS de Góis, Lurdes Castanheira, e o vice-presidente da câmara, Diamantino Garcia, querem ambos a "cadeira" da câmara. Os dois mostraram-se disponíveis para serem candidatos a candidato, nas autárquicas de 2009, no último plenário de militantes do partido, que decorreu na passada sexta-feira.
Lurdes Castanheira, em declarações aos DIÁRIO AS BEIRAS, confirmou a sua intenção. Lembrou que a sua disponibilidade existe desde Abril, quando se propôs apresentar lista para concelhia. "Na altura, tive apoio do presidente da federação e do presidente da câmara", referiu.
Adianta que a escolha do candidato será realizada até ao final deste mês e que "todos os militantes do partido que quiserem podem apresentar as suas candidaturas". Questionada sobre a possibilidade de vir a ser candidata a deputada pelo círculo eleitoral de Coimbra nas eleições legislativas, diz que esse "é um cenário virtual, inventado pelo líder do PSD de Góis". Sublinha que nunca pôs essa hipótese. "Sou uma pessoa de princípios. Jamais equacionaria a possibilidade de ser uma candidatura a prazo". Em seguida, ironiza: "sinto-me muito honrada pelo facto do presidente da concelhia do PSD me dar tanta importância, mas não corresponde minimamente à verdade".
"Não é o meu projecto ir para a Assembleia da República, o que gostava mesmo era ser sufragada num espaço eleitoral do concelho de Góis e se isso acontecer é para cumprir do princípio ao fim", reafirma. Refere que tem o apoio do líder da federação distrital de Coimbra. "Até à data não posso afirmar o contrário", afirma, acrescentando que Vítor Baptista "há muito que vem afirmando que não fará nenhuma avocação, deixando às concelhias do partido a legitimidade democrática para a escolha dos candidatos". A concluir, diz não ter nenhum motivo para pensar que o presidente da federação não a vai apoiar. "Tenho a firme certeza que isso vai acontecer, porque quererá o melhor para o concelho de Góis".

"Nunca serei
um candidato de recurso"


Por seu lado, Diamantino Garcia confirma também que irá ser candidato, apesar de "saber de antemão" que vai perder. Afirmando que a sua intenção "é única e exclusivamente" dizer às pessoas que está disponível e que acho que é um bom candidato para o PS em Góis. "Sei como é a génese destas coisas: a dra. Lurdes, e bem, ganhou a concelhia, escolheu a sua equipa e naturalmente não vou ter hipótese de ter qualquer veleidade de ser o mais votado", realça.
Apesar de acreditar na derrota, não hesitou em regressar à câmara. "Sou vereador há oito anos, conheço o concelho como conheço, penso que tenho alguns predicados para poder ser candidato do partido à Câmara de Góis e não posso ser espoliado desse direito".
Diamantino Garcia comentou, também, o cenário de Lurdes Castanheira ser, eventualmente, candidata a deputada. "Tenho os meus valores e nunca serei um candidato de recurso", sublinha, acrescentando: "pode acontecer que, numa situação de recurso, eu não aceite ser candidato".
Deixa, aliás, claro o facto de não estar determinado a ser candidato "a qualquer preço". Mas não fecha totalmente a porta? "Não fecho nenhuma porta, sou candidato por Góis, gosto muito do concelho, julgo que tenho algumas provas dadas, tenho as minhas fragilidades como a maior parte das pessoas têm, julgo que poderia ser um bom candidato por Góis, se as pessoas não entenderem, tenho a minha profissão, não estou demasiado dependente da situação, remata.
in Diário As Beiras, de 22/11/2008

Etiquetas: ,