quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Magusto em Góis


Realizou-se no passado dia 16 de Novembro, no largo do Pombal, em Góis, o magusto organizado pela Junta de Freguesia, que e de uma forma tradicional relembrou outros tempos, que associados ao presente nos fazem ter uma visão de futuro mais optimista.

O magusto muito participado e organizado como antigamente, castanhas assadas com caruma retirada dos nossos pinhais, possibilitou o saborear da verdadeira castanha assada, sempre acompanhada por uma bebida refrescante, que por vezes a castanha escaldava.

Salientamos a presença dos escoteiros, agrupamento 74 de Góis, que alegraram o convívio, cantando e dançando, e partilhando das experiências dos mais velhos.

Por vezes ficamos admirados mas, acontecem situações que por si só são menos esperadas, e aqui refiro a presença de uma menina que aqui se deslocou, para e pela primeira vez, presenciar o que é realmente um magusto, com a assadura feita na caruma e não em qualquer forno eléctrico.

É a nossa cultura que é necessário preservar, porque relembrar tradições trazendo-as até ao presente e transportando-as para o futuro, é pensar nas pessoas proporcionando-lhes experiências do passado/presente para melhor preparem o futuro.

Também não poderia deixar de enaltecer a forma muito profissional do tocador de concertina, que quis marcar presença vindo da Folgosa até á vila para nos presentear com as suas melodias, quase e sempre acompanhadas por cantigas ao desafio, e pelos dançarinos que nos mostraram como se dança e dançava antigamente á volta da fogueira.
in http://freguesiadegois.pt

Etiquetas: , ,