domingo, 21 de setembro de 2008

Simantorta - Festa de Nossa Senhora da Piedade

Foi no dia 2 de Agosto que decorreu a festa em honra de Nossa Senhora da Piedade em Simantorta, que foi cancelada à noite, devido ao falecimento inesperado e repentino de Aníbal António Alves com 62 anos de idade, causando assim grande transtorno. A parte religiosa foi particularmente sentida e muito participada.
Os artistas “Rouxinol e Patacas” que vieram abrilhantar o arraial, estavam a terminar o jantar em casa do mordomo Arlindo Moreira quando subitamente foi dada a notícia. Ficamos estupefactos com o transe que acabava de acontecer.
Quero agradecer-lhes do fundo do coração a sua compreensão, e nem sequer cobraram algo para despesa do gasóleo e deslocação, bem como agradeço a todos os amigos a quem tinha apelado a sua presença através dos jornais, e a quantos vinham associar-se aos nossos festejos, e, voltaram do caminho, ao ter conhecimento do sucedido. Penaliza-se não poder obsequiar na minha casa todos esses amigos e outros que eu esperava nesse dia festivo.
Também não posso esquecer de agradecer ao Rancho Folclórico da Pampilhosa da Serra, pela sua magnífica exibição.
Foi concretizado um sonho relevante para ornamentação e dignificação da capela de Nossa Senhora da Piedade, que a D. Gracinda e D. Sílvia há muito traziam em mente. Trata-se de uma via-sacra lindíssima, e alguns adornos para os alteres que o sr. Padre Ramiro benzeu antes da celebração da santa missa. Porém, como os recursos necessários eram escassos para satisfazer o pagamento em casa, que era bastante avantajado, resolvi fazer umas rifas para essa aquisição, agradecendo a todos quantos colaboraram na compra das mesmas. As rifas foram sorteadas no dia 4 de Agosto de 2008, pelos 3 últimos algarismos da lotaria clássica.
Suponho que seriam os números (201-576-000) mas sem certeza. Os prémios encontram-se em meu poder porque ainda ninguém os reclamou. Agradeço que verifiquem e podem telefonar para o telefone: 235556007 (Arlindo Moreira).
O leilão foi bem disputado com um resultado animador que deu para fazer face às despesas e um saldo positivo apesar dos contratempos que se depararam.
Não posso terminar sem manifestar aqui o meu sincero reconhecimento à D. Alice Fernandes, pela valiosa colaboração que proporcionou, tanto no arranjo das roupas da capela como na limpeza, extensivo à D. Etelvina e D. Noémia, que todas se entreajudaram mutuamente.
Também o Goulinho sofreu o mesmo desgosto com o falecimento do meu amigo Serafim, cujas minhas sentidas condolências e de minha esposa apresento à esposa D. Ilda, filho e demais família enlutada.
Retribuo um abraço ao meu amigo António Dias que me enviou através da Internet.
A.N.M.
in Jornal de Arganil, de 18/09/2008

Etiquetas: