segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Filarmónica de Góis lançou CD

Inserido nas comemorações do 75.º aniversário do ressurgimento da Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis, realizou-se no passado dia 13 de Agosto (dia do Feriado Municipal) o lançamento do primeiro CD, gravado por esta filarmónica de Góis, numa sessão que teve lugar na sede da AERG.
Com uma palavra de agradecimento, pelo esforço reunido, para conseguir levar "a bom porto" um projecto que veio dignificar a Banda, iniciou o presidente da Assembleia Geral, João Simões.
Seguiu-se o presidente da direcção Sr. Rui Sampaio que começou por explicar como surgiu o projecto de gravar um CD, facto que, foi impulsionado após o excelente concerto, realizado em Coimbra, há um ano atrás.
Igualmente, louvou todo o esforço, dos grandes obreiros do CD, pelo "belo trabalho que dignifica a Associação, a Filarmónica e o concelho de Góis": músicos, maestro, pessoas que acompanharam aos músicos na gravação, cantando "O Ceira Corre", nomeadamente: Maria de Fátima Correia, Margarida Dias, Ana MaLopes, Isabel Maria Matos, Manuel Martins e Álvaro Marques.
Agradeceu todos os apoios, citando: Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia de Góis, ADIBER, Cooperativa Silvo-Agro Pecuária de Vila Nova do Ceira, Vicente e Vicente, C. Bandeira e Filhos, Caixa Geral de Depósitos, Caixa de Crédito Agrícola, Dias & Nogueira, Farmácia Miguel Silvestre, Irmãos Figueiredo, Farmácia Santo André, Dr. João Martins, GóisCor, Alves Bandeira e Luís Ferreira.
Deixou ainda uma palavra de apreço para os mentores da capa do CD (Ricardo Pinto e Luís Ferreira), pelo magnífico trabalho, que o veio engrandecer.
Rui Sampaio finalizou com uma pala-ra de agradecimento à direcção e aos músicos da
Filarmónica de Cabanas de Viriato por terem disponibilizado as suas instalações para procederem às gravações.
Mais do que ninguém, o maestro da filarmónica, Monteiro, que esteve por dentro de todas as dificuldades inerentes a uma gravação, louvou o digníssimo trabalho de todos os músicos e referiu: "não sendo músicos profissionais, são músicos com bastante valor", para os quais pediu uma grande salva de palmaos. O regente apelou à necessidade de uma maior aderência à filarmónica, principalmente de jovens.
Ansioso por uma sede com condições para os enlembrou ainda o facto de ter que recorrer às instalações de outra filarmónica para gravar o CD.
D. Helena Moniz, vereadora da Cultura, congratulou-se pelo "alto momento da cultura" que, na sua opinião, dignificou não só a Filarmónica mas todo o concelho.
Deixou uma palavra de incentivo a todos os músicos (jovens e menos jovens) e deu os parabéns pelas magníficas provas dadas. A vereadora felicitou ainda os dirigentes da AERG, pela forma como têm sabido dignificar a cultura.
José Pereira de Carvalho, presidente da Assembleia Municipal, iniciou com a cómica expressão que "se já tivesse 75 anos de idade estaria arrumado", mas ... contrariamente, a Banda de Góis, graças aos seus executantes, maestro, e dirigentes ao longo dos anos, tem vindo a melhorar o seu som. José Carvalho congratulou-se ainda pelo elogio que o Sr. Secretário de Estado fez, durante a manhã, ao ouvir tocar a Banda de Góis e lamentou a falta de adesão, que existe de uma forma geral, às actividades realizadas em Góis.
A terminar os discursos, José Girão, presidente da Câmara Municipal deu a informação que existe verba para que a banda possa ter novas instalações, num projecto que engloba sala de teatro, cinema, sala de ensaios, salas para a direcção, etc. O edil informou ainda que, o projecto está concluído e que falta apenas chegar-se a um consenso, que permita lançar o concurso. Concluiu que, após entregue a obra são necessários cerca de dois anos para a sua concretização, ao que Rui Sampaio respondeu que, no que depender da direcção da Associação, tudo será feito para que a obra comece o mais rapido possível, pois as condições são precárias e a "Banda merece melhor".
No final, todos tiveram a possibilidade de ouvir uma faixa do CD e procedeu-se à entrega de CD' s a todos os músicos e pessoas que apoiaram o projecto.
A sessão de lançamento terminou com a música "O Ceira Corre", que todos acompanharam cantando e com um convívio final em torno de um beberete.
O CD encontra-se à venda na sede da Assoção, estando também disponível no Posto de Turismo, onde também se encontra, até ao final do mês de Agosto, uma exposição sobre a história da filarmónica de Góis.
in O Varzeense, de 15/08/2008

Etiquetas: