quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Baptismos em mergulho nas Aldeias do Xisto

Sandra Carvalho, de 36 anos, participou numa experiência que nunca imaginou poder ser capaz de viver. Uma aventura ímpar debaixo das águas do rio Ceira, na praia fluvial da Canaveias, em Vila Nova do Ceira, Góis.
A turista em férias na região fez o seu baptismo de mergulho acompanhada pelas mãos de um grupo de monitores profissionais que mesmo assim só a conseguiram convencer a envergar o aparatoso equipamento e mergulhar depois de muitas provas dadas no acompanhamento de mais de uma dezena de banhistas que ao final da manhã de ontem já tinham experimentado a sensação de nadar em profundidade com a ajuda de equipamentos para respiração subaquática.
Os baptismos de mergulho estão a fazer sensação este mês de Agosto por algumas das praias fluviais pertencentes à Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto. Em apenas quatro dias cerca de 200 pessoas, com idades compreendidas entre os 8 e os 60 anos, já participaram na experiência. "São 10 minutos onde se vivem um conjunto de sensações que, no meu caso, variaram entre o medo da profundidade sem visibilidade, e a leveza com que nos deslocamos e que nos relaxa e descontrai", referiu ao JN Sandra Carvalho.
Relmison, instrutor de mergulho, considerou mesmo a principiante uma grande corajosa. "Já mergulhei em diferentes oceanos e rios em cenários de rara beleza. De facto, mergulhar em águas turvas e escuras não é fácil, nem é para todos", referiu Relmison, assegurando que, mesmo assim, "a experiência é única e vale a pena".
A ideia partiu da ADXTUR - Agência de Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto que, segundo Pedro Vila Nova, coordenador da Rede de Praias Fluviais, "pretende levar as empresas de animação turística a apostar na oferta e divulgação de actividades alternativas de lazer em locais tão aprazíveis como são o destas praias".
"Quando o projecto de animação das 21 praias da rede começou a ser desenvolvido há dois anos, a aposta revelou-se muito semelhante ao que já vai sendo feito um pouco por todo o lado, incluindo fora destes cenários. As escolhas passavam muito pela canoagem, escalada, caminhadas, mas isso é já muito banal. Para atrair as pessoas, necessitávamos de algo diferente. Por isso, este ano, apostámos nos baptismos de mergulho", referiu Pedro Vila Nova.
Até ao próximo dia 29 ainda é possível aventurar-se a andar submerso pelas águas das praias fluviais da região.
Hoje, a equipa de monitores da Caminhos d'Água vai estar na praia da Peneda, em Góis, munida de escafandros e restantes equipamentos que garantem um mergulho seguro.
Segue-se, amanhã, a Praia de Secarias, em Arganil. No dia 25 asserá a vez da praia fluvial de Ana de Aviz, em Figueiró dos Vinhos. No dia seguinte será a praia fluvial de Mosteiro, em Pedrógão Grande no dia 26. A praia fluvial de Froia, em Proença-a-Nova, recebe a iniciativa no dia 27 e o programa termina dia 29, em Loucainha, Penela.
in Jornal de Notícias, de 21/08/2008

Etiquetas: , , ,