sexta-feira, 23 de maio de 2008

Feira do Livro em Góis sob o signo “Património Cultural” até domingo

Numa organização da Câmara Municipal de Góis, começou na quarta-feira no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira – Largo do Pombal, em Góis, a 12ª edição da Feira do Livro de Góis, este ano sob o signo do “Património Cultural”, iniciativa que se prolonga até ao próximo domingo, e que inclui a apresentação de livros, a inauguração de uma exposição de fotografia, uma palestra e animação musical. Durante a inauguração da feira, na qual estiveram presentes o presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Góis, a escritora Lisete Matos e o escritor Paulo Ramalho, entre outros, a vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, Helena Moniz, explicou que o objectivo desta iniciativa é “promover o encontro entre leitores e livros, de forma dinâmica, atractiva e interactiva”.
De acordo com a vice-presidente da autarquia goiense, este evento “preenche já um espaço muito importante no nosso calendário”. “As feiras foram desde sempre espaços privilegiados de encontro, partilha e alegria”, enalteceu, considerando esta feira a “Festa do Livro e da Leitura”. O programa integra a realização de ateliers direccionados à participação “quer dos mais jovens, quer dos menos jovens”, assim como a divulgação das obras “daqueles que sendo naturais ou ligados ao concelho de Góis merecem o nosso reconhecimento”, frisou.
“Elaborámos um programa diversificado que esperamos que seja do vosso agrado”, referiu Helena Moniz, enaltecendo a apresentação dos livros “Dos objectos para as pessoas”, de Lisete Matos, e “Inconfidências e diário de bolso”, da autoria de José Pais, bem como a palestra sobre o cônsul Aristides Sousa Mendes, “essa figura impar da nossa sociedade, exemplo de generosidade, solidariedade e altruísmo”. Nesta ocasião, a autarca defendeu que é necessário estimular o gosto pelos livros, “património cultural que nesta era das novas tecnologias urge preservar”, assegurando que a autarquia “estará sempre atenta e será sempre promotora de cultura”.
Já o presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas do concelho de Góis, entidade que também colabora com esta iniciativa, à semelhança da ADIBER, Projecto Escolhas de Futuro, Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação e AERG, apelou para que esta feira do livro seja “uma forma de homenagem aos escritores de Góis”, advogando que esta iniciativa contribui para que “a cultura do nosso concelho venha a melhorar”. “A escola fez um grande investimento na sua biblioteca escolar”, contou José Albuquerque, revelando que neste momento “está a adquirir mais material”, e lançando o desafio à Câmara Municipal para que seja assinado um protocolo de forma a permitir que a escola se insira no Plano Nacional de Leitura.
Refira-se que após a inauguração da feira do livro decorreu a apresentação do livro “Dos objectos para as pessoas”, de Lisete Matos, e a inauguração e visita da exposição de fotografia com o mesmo título, e da mesma autora, tendo sido Paulo Ramalho, autor do prefácio, o responsável por fazer a apresentação da obra. “É um livro fundamental para se compreender melhor a Serra do Açor”, referiu, acrescentando que é “uma memória feliz da serra, pela forma como as fotos estão dispostas e articuladas”.
No uso da palavra, a autora do livro contou que o protagonista da sua obra, Jaime Almeida, representa “a sabedoria, ousadia e tenacidade das gentes da serra”, esclarecendo que o principal objectivo com esta obra foi “dar visibilidade e chamar a atenção para a riqueza do património cultural que se encontra disperso por toda a parte”. “O segundo objectivo foi contribuir para a afirmação identitária e registo da memória colectiva”, acrescentou Lisete Matos, esclarecendo que “os objectos mais humildes também fazem parte da história”. “O que este livro refere são fragmentos de uma realidade social tão complexa quanto o Homem e a sua vida”, concluiu.
Felicitando Lisete Matos por “transpor para a escrita o fruto da sua profunda análise e reflexão acerca do mundo que nos rodeia e da evolução”, a vice-presidente da Câmara Municipal de Góis realçou que “Dos objectos para as pessoas” é uma obra que “pode ser vista numa perspectiva etnográfica e sociológica”, na qual são descritos objectos como a roca, o cântaro ou a rodilha, e “todos têm a sua história”. “As páginas deste livro são um registo importante para a posteridade e para as gerações futuras”, advogou Helena Moniz, acrescentando que “o Homem deve ser conhecedor das suas raízes”.
Tendo em conta o programa agendado, para além do lançamento deste livro, durante a tarde de quarta-feira teve lugar a oficina de informática “Encontro Cresce Connosco” e a hora do conto, a partir das 15h. Ontem, a feira reabriu pelas 10h30 e à tarde, pelas 18h, actuou a Banda Filarmónica de Góis. O programa prossegue hoje com a hora do conto de manhã, e uma palestra, pelas 11h, sobre o cônsul Aristides Sousa Mendes, pelos netos António Sousa Mendes e Álvaro de Sousa Mendes, no âmbito da área projecto do 9º A, sobre “Os direitos humanos”. Após a oficina de informática “Encontro Cresce Connosco”, a partir das 14h30, haverá animação da leitura e promoção dos livros pela educadora Helena Cristina Sanches de Jesus. Amanhã, a feira está aberta ao público entre as 10h30 e as 18h, e no domingo, último dia desta iniciativa, decorrerá, pelas 17h, a apresentação do livro “Inconfidências e diário de bolso”, de José Pais, encerrando a feira às 18h.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muitos parabéns por este blog que oferece o melhor de GOIS.

25 maio, 2008 19:53  

Enviar um comentário

<< Home