quinta-feira, 15 de maio de 2008

Jovem goiense edita livro sobre os direitos da maternidade e paternidade

Tânia Neves, formada em Direito na Universidade de Coimbra, com 26 anos, natural de Góis, acaba de escrever o seu primeiro livro sobre os direitos e deveres dos pais e mães trabalhadores, intitulado “Maternidade e Paternidade – regime legal e aplicação prática”. A autora, que também tem uma pós-graduação em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, e que actualmente exerce advocacia em Coimbra e Góis, resolveu avançar com este projecto a convite da editora Verlag Dashofer, encontrando-se já à venda a referida obra no sítio da editora. Refira-se que a sessão de lançamento do livro decorreu ontem e teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Góis, onde se reuniram muitos familiares, autarcas e amigos.
Após a apresentação do vasto currículo da autora, José Joaquim Silva, economista e responsável por escrever o prefácio, destacou alguns dos traços de Tânia Neves que estão expressos na sua escrita, nomeadamente “o rigor, a prudência e a sensibilidade”. “Quem ler o livro fica com a ideia da exactidão e do rigor que a autora utiliza na redacção e elaboração dos textos”, reforçou, esclarecendo que a advogada também deixa transparecer a sua sensibilidade, uma vez que “o próprio tema está ligado a valores como a família, apela aos valores humanos”.
De acordo com José Silva, a autora apresenta também um carácter “multifacetado”, já que se dedica a áreas distintas que vão desde a escrita, fotografia, dança, pintura e leitura. “Este livro é uma das suas aspirações há longa data”, realçou, louvando a advogada pela “dedicação, empenho e cuidado que pôs na sua elaboração”. Relativamente à obra propriamente dita, trata-se de “um trabalho muito completo”, no qual a autora começa por fazer um enquadramento geral do direito partindo para casos concretos. Para além disso, “o livro está escrito numa linguagem fluída e clara com exemplos práticos esclarecedores”, que, por sua vez, “complementam e ajudam a perceber o conteúdo”.
“ Maternidade e Paternidade – regime legal e aplicação prática” é assim “um livro prático” que poderá ser utilizado pelas entidades empregadoras, pais e mães trabalhadores por conta de outrém, funcionários da administração pública, trabalhadores independentes, advogados, profissionais de direito, entre outros. “No fundo é um livro para toda a família”, concluiu o autor do prefácio, aconselhando a todos os cidadãos que o adquiram para “ajudar a esclarecer dúvidas de uma forma simples e directa”.
No uso da palavra, Tânia Neves revelou que esta obra é dedicada sobretudo aos pais, Armindo Neves e Isabel Palácio, aos avós, namorado e irmão, assim como aos seus “amigos de vida”. “Este livro é uma obra modesta”, constatou, explicando aos presentes que “é para vos servir que este livro existe”, até porque “quando escrevia, na forma como explicava a lei, punha-me na pele de cada um de vós, na mãe, no pai, nos avós”. Agradecendo a todos quantos colaboraram na concretização deste sonho, a escritora deixou uma palavra em especial à Câmara Municipal de Góis pela “disponibilidade, prontidão e carinho que demonstraram para com uma filha de Góis”.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Góis encerrou esta cerimónia afirmando que “o concelho de Góis está orgulhoso de ter entre as suas gentes uma jovem que já tem este vasto currículo e uma obra publicada”. “Este será o primeiro de muitos”, apelou Helena Moniz, agradecendo a Tânia Neves a oferta de um livro para a Biblioteca Municipal, assim como por ter escolhido este local para fazer a apresentação da obra.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Petra Souto said...

O meu muito obrigada à autora, pelo fabntástico instrumento de consulta que criou para todos nós!!! Para quando o próximo?!?!
Petra Souto

16 maio, 2008 15:29  

Enviar um comentário

<< Home