segunda-feira, 12 de maio de 2008

Assembleia de Freguesia do Colmeal

A sala de sessões da Junta de Freguesia do Colmeal foi demasiado pequena para acolher todos os Colmealenses que responderam afirmativamente à sensibilização e mobilização feitas pela União Progressiva para que houvesse uma ampla participação na reunião de 27 de Abril, da Assembleia de Freguesia.

Nesta reunião, inserida numa política de descentralização ou de “desconcentração”, como a Senhora Presidente da Assembleia de Freguesia do Colmeal prefere chamar e que se pretende levar às restantes aldeias, foram colocadas diversas e pertinentes questões por alguns dos presentes, interessados em saber e acompanhar o que se vai fazendo na freguesia.

A falta de água, problema crítico de todos os anos em Agosto, o deplorável e perigoso calcetamento em algumas ruas, a inoperacionalidade das bocas-de-incêndio, o caminho em mau estado para o pontão, a localização do palco para actuação dos conjuntos, o estado degradado e esquecido da igreja do Colmeal ou o pouco cuidado na manutenção do cemitério, foram alguns dos pontos questionados.

Também se falou da necessidade de melhorar e expandir a zona balnear à ponte, das preocupações com a instalação da linha de alta tensão próxima de habitações, das receitas do parque eólico, do aproveitamento e embelezamento de espaços públicos e dos melhoramentos urgentes a introduzir no caminho para a Cortada, um dos locais mais bonitos da nossa freguesia.

Preocupações relacionadas com selecção de lixos, limpeza de ruas e caminhos, falta de torneira em chafariz e a necessidade de um recinto para práticas desportivas foram outros dos assuntos apresentados.

Manifestado reconhecimento pela limpeza que se está a verificar ao longo das estradas do Vale do Ceira e do Rolão. Face a esta última, foi referido e elogiado o enchimento de parte das valetas nos locais em que a sua fundura poderia ser causadora de graves acidentes.

Foram recordados nomes de alguns regionalistas que muito fizeram pela freguesia e que até hoje nunca mereceram o devido reconhecimento pela Câmara Municipal de Góis.

Na abertura da reunião, a Senhora Presidente da Assembleia de Freguesia explicou com clareza e muito sucintamente, o funcionamento dos órgãos de soberania e o papel do Poder Local.
Referiu-se também aos projectos que têm sido apresentados no concelho, com realce para o recente “Programa Director de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo para o Município de Góis” e ao QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Antes desta reunião foi celebrado um Protocolo de Cooperação, entre a Junta de Freguesia do Colmeal e a União Progressiva da Freguesia do Colmeal, tendo em vista a cedência do espaço onde funcionou a Escola Básica.

UPFC
in http://upfc-colmeal-gois.blogspot.com

Etiquetas: ,