sábado, 12 de abril de 2008

Góis - Alunos já dispõem de um gabinete de informação e promoção da saúde


No âmbito das comemorações da Semana da Saúde, o Centro de Saúde e a Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos de Góis levaram a efeito na passada segunda-feira, 7, a inauguração do GIPS - Gabinete de Informação e Promoção da Saúde.
Trata-se de um projecto promovido pelo Centro de Saúde, que tem como público-alvo a Comunidade Escolar de Ensino Básico, nomeadamente o 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e como parceiros para além da Comunidade Escolar, a Junta de Freguesia, Câmara Municipal, Santa Casa da Misericórdia, ADIBER e GNR.
O GIPS surgiu com o propósito de "promover estilos de vida saudáveis na comunidade escolar", assegurando um ambiente seguro e confidencial, que permita ao jovem o seu desenvolvimento psicossocial, "orientando-os para a tomada de decisões conscientes e responsáveis" no que se refere à saúde. Dado que a maioria dos problemas de saúde e dos comportamentos de risco, associados ao ambiente e aos estilos de vida, "pode ser prevenida ou significativamente reduzida através de Programas de Saúde Escolar efectivos", foi agora criado na Escola o GIPS e o cantinho da saúde, que coloca ao dispor dos alunos atendimento personalizado através de um enfermeiro, um dia por semana (quarta-feira das 9 horas às 13) e um professor, que irão esclarecer e ajudar a solucionar muitos dos problemas dos jovens.
Na Biblioteca da Escola, os alunos terão agora ao seu dispor um cantinho da saúde reservado para a informação no campo da saúde (folhetos, notícias, artigos, livros), onde será criada uma "caixa de correio secreto" na qual os alunos exporão as suas dúvidas anonimamente, para posterior esclarecimento pelo enfermeiro. Outra actividade colocada agora ao dispor, será o espaço na Internet de consulta de informação/esclarecimentos confidencial para os alunos, com a colaboração da unidade curricular de TIC.
Na sessão solene, que teve lugar na Biblioteca da Escola, estiveram presentes, o presidente do conselho executivo do Agrupamento de Escolas do Concelho de Góis, José Albuquerque, representante da A.R.S:, Teresa Tomé, o representante da Santa Casa da Misericórdia e ADIBER, Valentim Rosa, director do Centro de Saúde, dr. Miralvo, presidente da Câmara Municipal, José Girão Vitorino, comandante da GNR, sargento Bastos, presidente da Associação de Pais, Ana Lúcia Pereira, enfermeira do Centro de Saúde, Cristina Cera e coordenadora do Programa Educação para a Saúde, Isabel Graniso.
José Albuquerque iniciou a sessão destacando a importância do dia "é um dia muito grato porque a partir de agora vamos prestar aos nossos alunos e seus familiares mais uma resposta".
Resposta essa que nasceu da parceria de várias instituições e originou "um projecto coordenado pela enfermeira Cristina", realçou o presidente do conselho executivo do Agrupamento de Escolas do Concelho de Góis, fazendo votos para que o novo gabinete "seja um êxito" e aproveitou para solicitar aos alunos "não se inibam de recorrer ao gabinete, de expor os vossos problemas", porque só assim "ele poderá dar resposta e cumprir a sua missão".
Também Teresa Tomé se congratulou com o novo espaço e dirigindo-se aos alunos referiu "vocês é que vão ditar se este serviço é o indicado ou se deve ser modificado", acrescentando que é com a participação dos alunos que "todos os serviços vão ter êxito numa comunidade" e ir ao encontro das necessidades. Da parte da A.R.S., a sua representante manifestou total disponibilidade, "contem comigo para agilizar todos os processos" e até se for necessário "dispor de alguns profissionais para virem cá", disse.
Parco em palavras, Girão Vitorino revelou-se "muito satisfeito", referindo-se que o novo projecto vai permitir "lutar em conjunto para o bem-estar dos jovens" e desejou que este venha a ser um trabalho "muito útil a favor de todos os que necessitem do atendimento".
Por seu lado, a representante da Associação de Pais, Ana Pereira, salientou que este projecto será um complemento "aos ensinamentos que tentamos transmitir em casa", dirigindo-se aos alunos disse que no novo espaço podem encontrar "pessoas que serão vossas amigas", onde poderão "conversar e pedir opiniões" e portanto aconselhou "usem e abusem do gabinete, como se em casa estivessem".
Por último, o director do Centro de Saúde, dr. Miralvo, falou que estas iniciativas resultam da "experiência adquirida" pelos mais velhos e pretende evitar que os mais jovens "caiam nos mesmos erros que nós já cometemos" de forma a beneficiarem de uma vida cada vez melhor.
De seguida procedeu-se à apresentação das linhas gerais do respectivo programa pelas técnicas responsáveis, Cristina Cera e Isabel Graniso.
Susana Duarte
in A Comarca de Arganil, de 10/04/2008

Etiquetas: , ,