sexta-feira, 11 de abril de 2008

Comemoração do Dia Internacional da Mulher em Chã de Alvares

Na freguesia de Alvares, pelo segundo ano consecutivo comemorou-se o Dia Internacional da Mulher.
No dia 8 de Março, reuniram-se em Chã de Alvares, na casa da Liga de Melhoramentos, cerca de 100 mulheres da freguesia e a confraternização começou por volta das 19.30, o jantar foi da responsabilidade de uma mulher, da Élia, que está à frente do café Miguélia. As organizadoras esta ano era Luísa Baeta, Sofia Nazaré, Alzira Conde, com ajuda nas inscrições de América Barata, Zélia Baeta, Cristina Mateus e Isabel Antunes. Para que fosse possível adquirir as lembranças, foram feitas rifas, sendo os prémios oferecidos pelas mesmas, os prémios de beleza foram oferecidos pela Alzira, um pano bordado foi feito pela Isabel, os brincos pela Sofia. Um grande trabalho de equipa, que permitiu reunir uma centena de mulheres, superando todas as expectativas.
Neste jantar estiveram presentes algumas mulheres convidadas, como o executivo da nossa freguesia, Paula Aleixo e a isaura Abreu, e a vice-presidente da ADIBER, dr.ª Lurdes Castanheira.
Durante o jantar foram ditas algumas palavras. Luísa Baeta informou as presentes de como correu toda a organização do evento, nomeadamente as ofertas que foram entregues todas. Foi distribuído pelas presentes uma rosa oferecida pelo Município de Góis, José Girão Vitorino, e entregue um saco de pano, oferecido pela freguesia de Alvares, que continha uma saqueta de chá, um marcador de livros com a data do jantar e um pequeno poema alusivo à mulher, um folheto sobre a violência doméstica, folhetos sobre os diversos cancros que atormentam as mulheres nos dias de hoje e uma pulseira colorida feita pela organizadora. Para as mulheres mais velhas umas meias, visto que o jantar foi frequenatdo não só pelas mais jovens. Havia dos 5 aos 85 anos, uma diversidade de experiências.
Paula Aleixo agradeceu a presença de todas, congratulando a organização pela inicitiva, realçando a participação da Freguesia de Alvares, que apesar dos poucos recursos não vira as costas a estas iniciativas.
A dr.ª Lurdes Castanheira, na sua intervenção contou um pouco do porquê da comemoração do dia 8 de Março, da morte das cerca de 100 mulheres que fora, queimadas dentro da fábrica da qual eram trabalhadoras, por reivindicarem melhores salários e melhores condições de trabalho. Agradeceu a participação de todas, não esquecendo 7 mulheres que nesse dia não poderam estar presentes por lhes ter faltado um ente querido. A organização não foi esquecida, felicitando-a pelo trabalho feito, ficando o desafio de que para o ano não sejam 100, mas 150.
O jantar decorreu com bastante animação, ficando a faltar a música. Enquanto descobriam o que vinha no saco distribuído foi servido bolo, café e chá. encerrando assim mais um jantar comemorarivo do Dia Internacional da Mulher 2008.
Para o próximo ano ficaram organizadoras: Cortes - Alda, Fina Raposo, Fátima Dias, Carla Simões; Candeia - Clara Dias, Cabeçadas - Cátia Antunes.
Votos que no próximo jantar tenha tanto ou mais sucersso que o de 2008.
Luísa Baeta
in A Comarca de Arganil, de 8/04/2008

Etiquetas: