sexta-feira, 11 de abril de 2008

Telhada - O espírito pascal deu vida à aldeia

Tem-se escrito e lido algumas vezes sobre a aldeia de Telhada, mas certamente que nem todos os filhos e descendentes da vasta região onde está inserida a conhecem no terreno.
Trata-se obviamente de uma aldeia da freguesia de Alvares, concelho de Góis, situada entre as serras da lousã e gardunha e tem sido ao longo dos séculos habitada por gente laboriosa, hospitaleira e dotada de fé cristã. Tem como padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem, a quem os telhadenses imploram as suas preces e cujas festividades em sua honra se realizam no primeiro sábado do mês de Setembro.
É com efeito à luz desses valores, que os filhos e descendentes daquela aldeia acorrem à terra-mãe nesses dias festivos de maior solenidade ou fins-de-semana alargados a fim de minorar um pouco o stress, recordar outros tempos, confraternizar com os poucos que ainda lá residem e contemplar a magia da flora, um atractivo ao bom ambiente.
Foi ao dar corpo a esse ritual, que na última Páscoa, neste princípio de Primavera envergonhada, que mais de quatro dezenas de telhadenses deixaram a capital e foram à sua aldeia de origem comemorar uma efeméride sagrada, a Ressureição de Jesus, onde não pudemos estar presentes e com alguma nostalgia devido a obrigações familiares.
Neste contexto, e como se trata de encontros com gente amiga, esperamos que daqui a poucas semanas a Casa de Convívio local seja pequena para acolher todos os que desejam participar no almoço de aniversário da Liga de Melhoramentos, conforme vem acontecendo anualmente.
É assim a gente serrana, conserva sentimentos de bem-fazer, com espírito de entreajuda que caracteriza uma cultura de marca extensiva a todas as aldeias vizinhas.
Raúl Lopes Alves
in A Comarca de Arganil, de 10/04/2008

Etiquetas: