sábado, 5 de abril de 2008

Dia Mundial da Floresta

Em Góis
Numa iniciativa da Câmara Municipal de Góis, os alunos da Escola Básica 2,3 de Góis passaram o dia 14 de Março em contacto com a natureza, para assim assinalarem o "Dia Mundial da Floresta" que embora fosse só no dia 21 de Março, coincidia com as férias da escola, motivo que justificou a antecipação das comemorações.
Com a colaboração dos Sapadores Florestais, a actividade começou com uma caminhada de 3 km, desde a Sr.ª da Guia até ao alto da serra do Rabadão, durante a qual houve explicações sobre o que são e quais as funções das GIPS.
Foi ainda feita uma chamada de atenção para as espécies presentes e algumas explicações para o comportamento a ter quando estamos na floresta.
Depois do percurso procedeu-se à plantação de árvores, o que segundo o presidente da Câmara Municipal, José Girão, pretendeu incutir nos jovens a grande necessidade de preservar a floresta e quais os cuidados a ter com ela.
Em interacção com os Bombeiros Voluntários de Góis, procederam à rega das árvores plantadas e foram sensibilizados para as atitudes defensivas perante os incêndios florestais.
Os alunos participaram ainda numa largada de coelhos, com o acompanhamento e detalhadas explicações de uma Eng.ª Zootécnica e do tratador que acompanhou o crescimento dos animais. Esta actividade visou o repovoamento da espécie.
Em simultâneo alguns alunos participaram no repovoamento de trutas no rio Ceira e tiveram a oportunidade de aprender a pescar sem morte.
Segundo informação do presidente da Câmara o repovoamento de trutas é uma forma de conseguir Ter peixes em quantidade suficiente, permitindo aproveitar o rio para concursos de pesca, que também são um forte atractivo. Por isso foi construída uma reserva onde os peixes estão em fase de engorda para depois serem lançados nas águas do rio.
A Câmara Municipal contemplou ainda todos os jovens com alguns brindes: sacola, chapéu, porta chaves e panfletos, o que apesar de simbólico, teve a dupla função de ser uma forma de relembrar o necessário cuidados de ter com a natureza e ser um motivo de conversa em casa, transmitindo assim a mensagem aos adultos.


Em Vila Nova do Ceira
A escolas de Vila Nova do Ceira também comemoraram o "Dia Mundial da Floresta", na manhã de 14 de Março, com actividades didácticas e alusivas à floresta.
Na dinamização tiveram os professores e auxiliares que despiram os seus papéis habituais e, de sacho na mão, foram para o jardim da escola ensinar os seus alunos a plantar árvores, oferecidas pela Cooperativa Silvo Agro Pecuária de Vila Nova do Ceira.
Esta actividade mantém-se viva ao longo de todo o ano, pois os alunos vão acompanhando diariamente o crescimento das árvores e estão responsáveis, em conjunto com os seus professores e auxiliares pelo seu tratamento, nomeadamente arrancando-lhe as ervas e regando-as.
A iniciativa teve a finalidade de apelar para a necessidade de cuidar e repovoar a floresta e para a preocupação que todos devemos ter em preservar o ambiente, alertando ainda para que só poderemos ter uma boa qualidade de vida se soubermos manter a nossa floresta.
in O Varzeense, de 30/03/2008

Etiquetas: , ,