terça-feira, 15 de abril de 2008

Casa do Concelho de Góis: Representada com mérito na ilha de Porto Santo

No passado dia 1 de Março, José Carlos Fernandes, atleta do Escalão de Veteranos E, e que representa há duas épocas o Clube Desportivo Unidos Caxienses, participou pela 2ª vez na Meia Maratona do Porto Santo. Este atleta fez questão desta vez, representar a Casa do Concelho de Góis que é também a sua Casa. Com o tempo de 1:21H e 10s para percorrer os 21.975 metros, venceu pelo 2º ano consecutivo sendo o grande vencedor no seu escalão e deixando o 2º atleta do seu escalão (um atleta Belga a trabalhar na ilha da Madeira) a grande distância.
José Carlos Fernandes, declarou à chegada que “…é com grande alegria e um orgulho muito grande que represento o meu concelho e a Casa do Concelho de Góis. Senti uma grande felicidade quando cortei a meta e o meu nome foi comunicado através da instalação sonora juntamente com o nome da Casa do concelho de Góis e mais tarde antes de ser chamado ao pódio, fui abordado por uma senhora natural do Machico (Madeira) que me veio dar os parabéns e me veio dizer que já esteve duas vezes no Concelho de Góis. Conhece muito bem a Cecília que trabalha com materiais artesanais em estanho. No meu escalão era o único atleta do continente, tendo participado mais sete atletas da ilha da Madeira e um da Bélgica. No conjunto de todos os escalões, participaram nesta prova, mais de 200 atletas…”
A Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira, promove nesta ilha do Porto Santo, a realização da Meia – Maratona mas também a Maratona e uma prova mais curta de 7,5 quilómetros e por fim, uma marcha de 4 quilómetros aberta a todos os participantes. Esta terra é conhecida como “ilha dourada”, tem condições maravilhosas para a realização deste tipo de iniciativas e é sem dúvida uma festa do atletismo.
José Carlos Fernandes, vive o atletismo com amor mas também se dedica ao movimento Regionalista com grande dedicação. Preside a Direcção da Comissão de Melhoramentos do Povo de Amieiros e Cabeçadas há mais de vinte anos. Está ligado a este movimento desde que veio para Lisboa com 13 anos de idade. Hoje com 57, participa quase todos os domingos em provas de atletismo defendendo o seu clube e o seu escalão como veterano V.
No passado dia 15 de Março, entregou ao Senhor Presidente da Casa do Concelho de Góis, José Dias Santos, a taça, a medalha, o dorsal 140 e a camisola com a seguinte inscrição: “Casa do Concelho de Góis – ao Serviço do Regionalismo”.
Voltando atrás no tempo, José Carlos Fernandes relatou-nos o seu percurso no desporto. Começou muito novo a jogar futebol, chegou a ser federado jogando nas camadas jovens, treinando nos juvenis do Belenenses e mais tarde jogou no Juniores do Clube de Futebol de Santa Catarina conjugando também o trabalho de dia e o estudo à noite. Aos 30anos, o atletismo surgiu na sua vida começando inicialmente por a face de manutenção passando mais tarde para a alta manutenção, e depois a competição participando em provas ainda como sénior mas sem resultados satisfatórios. Aos 40 anos, ingressou no escalão de veteranos e na Meia Maratona da Nazaré, o tempo de 1:15H e 40s vislumbrava um bom seguimento na sua carreira de atleta. A nível nacional participou em centenas de provas desde curtas, meias maratonas, maratonas, crosses, corta-matos e estafetas. Ainda tem presente na sua memória a prova que terminou à porta da Casa do Concelho de Góis. No estrangeiro participou com grande carinho na maratona de Londres, no Paris – Versalhes e já fez a sua perninha em Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Inglaterra, ex União Soviética, Sotchi, Cuba, Brasil, Chile e Argentina. Tem vontade de continuar a correr até ao último escalão, seguindo o exemplo de muitos e muitos que o fazem, não estando fora dos seus horizontes participar nos campeonatos da Europa e Mundiais de veteranos.
Ao nosso amigo Zé Carlos, desejamos as maiores felicidades.

P’la Direcção da C. C. Góis
H. Miguel Mendes

Etiquetas: ,