segunda-feira, 14 de abril de 2008

Comissão de Melhoramentos do Esporão: Relatório da Direcção do exercício de 2007

Estão decorridos dois anos deste mandato. É por isso tempo de fazer um primeiro balanço que acreditamos ter sido positivo, apesar de algumas dificuldades contrárias à nossa vontade e que não puderam ser ultrapassadas por nós por serem da responsabilidade camarária, mas tudo temos feito e incentivado para que o Esporão, os nossos conterrâneos e seus familiares tenham o direito de poderem viver com todos os meios funcionais que justamente lhes são devidos.

Assim, é neste quadro de desafios que hoje se devem colocar ao regionalismo Goiense que devemos continuar a trabalhar, pois eles revelam-se de uma importância extrema para as suas populações.

Nesse sentido, vamos continuar a trabalhar no âmbito do lazer, recreativo, social, desportivo e na área cultural, não deixando no entanto de alertar e solicitar às entidades camarárias e oficiais dos melhoramentos que necessitamos e que naturalmente são da suas responsabilidade levarem a efeito.

No entanto, queremos salientar que foram levados a efeito na Casa de Convívio do Esporão as Festas de Carnaval, S. Miguel, Passagem de Ano, Natal e desfile de moda infanto-juvenil, vários almoços e jantares de convívio, além da actuação do nosso Grupo de Teatro e Jogos de Verão.
Um elogio devido aos conterrâneos pela nova realização do Arraial de Santo António, na parte antiga do Esporão, que teve grande êxito.

Cumpre-nos ainda salientar a realização pela nossa Comissão dos XXXII Jogos de Verão entre congéneres, que vencemos justamente, assim como sete das suas modalidades que decorreram no Esporão durante cinco dias em disputa de doze modalidades (caso que não tinha sucedido nos anos anteriores) e registado cerca de 500 participações. Não podíamos ainda deixar de realçar a actuação do Grupo de Teatro do Esporão com a peça “A Pílula Azul”, não só na nossa povoação como noutras, nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, a convite da Câmara Municipal de Góis, assim como a Exposição Temporária “Memórias e Objectos da Época do Ultramar” no Museu “Casimiro Martins”, no Esporão, e a nossa excursão “4 Capitais da Europa Central”.
Dos melhoramentos e obras efectuados, e, foram vários, assinalamos especialmente a plantação de cerejeiras nas bermas das estradas, reforço da iluminação pública, diversas melhorias nos Parques de Lazer e Infantil e também no Bar, Cozinha e Apartamento da Casa de Convívio, deixando a sua leitura detalhada e das outras actividades neste relatório nas folhas seguintes.
Um lamento sentido no retrocesso para a construção no Esporão do Centro de Férias pelo Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Seguradora, após a aprovação na generalidade pela Câmara Municipal de Góis.

Relativamente ao Casal do Esporão, confiamos que o seu total aproveitamento tenha uma solução muito brevemente junto da Portucel, de acordo com o contrato formulado.
Este é um percurso que está a ser feito com satisfação plena, mas também com alguma preocupação pela redução que estamos sentindo de receitas provenientes especialmente das nossas excursões ao estrangeiro, aliás já focados os seus motivos no relatório anterior.

Para que se mantenham os elevados índices de qualidade do trabalho desenvolvido pela Comissão, de acordo com um programa ambicioso para o Esporão, só será possível encararmos o mesmo através do contributo e disponibilidade de todos, com a convicção de que iremos motivar todos os conterrâneos para o diálogo e a sua participação, o que muito beneficiará decisões futuras a tomar.

Relativamente ao excelente trabalho efectuado pela Equipa de Gestão da Casa de Convívio do Esporão e dos vários conterrâneos que colaboraram connosco nas organizações levadas a efeito no Esporão, expressamos a nossa satisfação e uma palavra devida de agradecimento.
Por fim, mas não menos importante, acrescentamos que podem confiar em nós, pois assumimos todas as responsabilidades que nos delegaram e que reconhecemos que se revelam de uma importância vital para o Esporão.

Lisboa, 22 de Março de 2008

A Direcção
in http://comissaoesporao.blogspot.com

Etiquetas: