segunda-feira, 14 de abril de 2008

Assembleia geral da Comissão de Melhoramentos do Esporão

Realizou-se no passado dia 22 de Março na Casa de Convívio do Esporão, a Assembleia Geral Ordinária da Comissão de Melhoramentos do Esporão, para a apresentação do relatório e contas além de outros assuntos.

O Presidente da assembleia Dr. Bandeira Bento abriu a sessão lendo a ordem de trabalhos. Quanto à acta da assembleia anterior, foi aprovada tendo sido dispensada a sua leitura.

Pela Direcção estavam presentes o Dr. Luís Filipe Martins, Ilda Celeste Ferreira, Adriano Filipe, Edgar Batista e o Presidente Avelino Martins que deu algumas explicações sobre assuntos referidos no relatório, como alguns melhoramentos, festas, excursões, centro de férias, tendo sido lida uma carta do Sindicato das Actividades Seguradoras sobre o ponto de situação desta obra.

Seguidamente o Dr. Luís Filipe Martins apresentou as contas referentes ao exercício de 2007, descriminando todas as receitas e despesas.

José Manuel Bandeira, Presidente do Conselho Fiscal, leu o parecer sobre o que foi apresentado, ao qual deu parecer positivo e aprovação, pelo que tudo foi aprovado por unanimidade, sendo também aprovados os votos de pesar e agradecimento. Realçamos aqui os dirigidos à imprensa regional “A Comarca de Arganil”, “O Varzeense” e “Jornal de Arganil” que sempre divulgam todas as nossas organizações e assuntos tratados nas reuniões de Direcção.

De seguida foram anunciados os socios com direito a receberem os emblemas de 25 anos de associados a José Pedro Perry da Câmara, Maria de Lurdes Barreiros Ferreira, Afonso Neves Mendes e Maria da Conceição Neves Mendes, e com 50 anos de associados Casimiro Martins Rodrigues, Maria Manuela Neves Batista e Armando Gualter de Campos Nogueira.

Foi lida uma carta enviada anteriormente por este sócio, confirmando que iria estar presente para receber este emblema, realçando o orgulho de ser sócio desta comissão desde o seu início. E de facto o Sr. Gualter apesar da sua saúde debilitada, esteve presente, tendo recebido o emblema das mãos do nosso Presidente Avelino Martins.

Sobre os projectos de obras a realizar, falou-se de alguns orçamentos, já analisados, sendo também lida uma petição de um grupo de conterrâneos, que não concorda com a construção da cobertura do terraço na Casa de Convívio. No entanto a próxima obra a avançar será o arranjo da capela de S. Miguel, pelo que foram ouvidas várias opiniões. A sócia Maria Olinda transmitiu um pedido do padre Carlos Cardoso, para que as pessoas não continuem a comprar imagens religiosas, para depositarem na capela, que foi construída em 1754 dedicada a S. Miguel.

Abílio Cardoso transmitiu a vontade do Grupo de Gestão da Casa de Convívio para avançar com a remodelação da zona onde se efectua a quermesse, tendo a Direcção concordado com esta louvável ideia.

Seguiu-se a actualização dos valores mínimos das quotas, tendo sido aprovados os valores de 5 euros para os sócios menores e auxiliares e 7.50 euros para os sócios efectivos.

No ponto referente à atribuição do nome “Avelino Lopes Martins” a uma rua do Esporão, proposta apresentada pela Direcção, com voto contra do Presidente, falaram sobre a justeza desta homenagem o Dr. Bandeira Bento, Abílio Cardoso e Ilda Celeste Ferreira, tendo esta recordado o primeiro contacto com o Sr. Avelino há praticamente 40 anos, aquando da inauguração da electricidade no Esporão, em que este homem demonstrava uma enorme alegria, pois via concretizada uma obra de enorme importância para o Esporão, obra essa que foi paga na totalidade pela Comissão. Esta proposta foi aprovada por unanimidade e salva de palmas.

Falou-se ainda do Casal, tendo Avelino Martins dado conhecimento de que a Portucel já iniciou o corte das árvores e acusou a recepção de uma carta de uma conterrânea, entregue à Direcção no dia anterior à assembleia, apresentando algumas dúvidas, mas como se tratava de um assunto que têm de ser estudado com rigor, a resposta a esta carta será efectuada posteriormente. João Simões deu ainda algumas opiniões sobre este assunto.

O Presidente da Direcção agradeceu a presença de todos, tendo o Dr. Bandeira Bento dado por encerrada esta assembleia que teve fraca afluência de associados, o que desilude um pouco esta Direcção que nos últimos anos tem feito a assembleia no Esporão, procurando uma maior aproximação dos conterrâneos.
in http://comissaoesporao.blogspot.com

Etiquetas: