domingo, 9 de março de 2008

O que pode esperar o turista que visita Góis?

Todos estamos a pensar já no Verão que se avizinha e que nos irá trazer as tão esperadas e merecidas férias.
Seja para rever a família ou procurar um local tranquilo para descansar, Góis estará, certamente, nos planos de destino de alguns de vós.
Nós por cá, ficamos felizes de vos ver chegar e dar vida a esta pacata vila.
Mas, enquanto outras pequenas vilas se prepararam para melhor receber os seus visitantes, nós questionamos o que por cá se fez desde o Verão passado.
O que pode esperar o turista que visita Góis?
A beleza natural das nossas paisagens será o pretexto para passarem 3 ou 4 dias a visitar a região, depois …
Bom, depois irão procurar outros locais que lhes assegure um pouco de entretenimento. E assim, cada vez mais, Góis perde gente não só em número de residentes mas também de veraneantes.
Os passeios ao longo da vila continuam por construir. O simples gesto de caminhar com um carrinho de criança torna-se uma tarefa impossível.
Depois falta cuidar das margens do rio. Falta dar um aspecto digno à zona onde se realiza a Facig e retirar de vez aquelas barracas a que chamam “stands de exposição”. Falta criar um “menu goiense” com boa comida regional. Falta um cartaz de espectáculos ou entretenimento. Organizar um passeio nocturno de bicicleta ou um rally-paper que desse a conhecer todas as freguesias do concelho, são apenas duas sugestões fáceis de implementar a custo quase zero.
Mas temos mais para (não) oferecer. Os turistas que nos visitem vão poder encontrar encerrados os principais pontos turísticos: igrejas, capelas e espaços museológicos.
Podíamos pensar em formar uma equipa de jovens e reformados que tivessem a missão de manter abertas as portas destes espaços e dar as boas vindas a quem nos venha visitar… mas é capaz de ser uma “trabalheira”…
E, finalmente, bem podem os nossos visitantes esperar que o Posto de Turismo não lhes ofereça um folheto, um roteiro turístico … em português, inglês ou espanhol. Nada !
Bem podem procurar noutros lados porque aqui não temos orçamento para essas extravagâncias!
Os que resistem a tudo isto acreditam que melhores dias virão. Góis merece.
Cá ficamos a aguardar a vossa visita. Voltem sempre!
in www.portaldomovimento.com

Etiquetas: , ,