quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Alvares cumpriu a tradição e distribuiu o bodo em festa

Conhecida pela tradicional oferta do bodo, um pão que é benzido junto à capela pelo pároco da freguesia e, posteriomente, oferecido à população, a Festa de S. Sebastião voltou a animar a freguesia de Alvares, em Góis.
A Festa de S. Sebastião é conhecida pela oferta do bodo, um pão que é benzido junto à capela pelo pároco da freguesia e, posteriormente, oferecido à população. A tradição voltou a repetir-se no último fim-de-semana, em Alvares.
De acordo com o padre Ramiro Moreira, o ritual realiza-se desde o século VIII e surgiu de uma promessa feita pelos populares a S. Sebastião, para que curasse as pessoas de uma epidemia que na altura fustigou o país. Inicialmente o pão, bem como os tremoços, eram oferecidos apenas aos mais pobres. Mas a festa foi ganhando outros contornos e, actualmente, além do pão e dos tremoços, oferece-se também a sardinha, a carne e o vinho a todos quantos compareçam na festa.
A tradicional festa de S. Sebastião foi realizada, no passado fim-de-semana, por uma comissão constituída por elementos da associação de jovens da freguesia de Alvares, concelho de Góis, com o apoio da Junta de Freguesia. De acordo com os populares, embora a tradição já “não seja o que era”, também devido à desertificação das zonas do interior, as pessoas ainda participam e são sobretudo aqueles que residem em Lisboa, mas gostam de voltar à terra, que reservam este fim-de-semana para rumar à Beira Serra.
A festa começou no sábado, com o tradicional baile na Casa de Convívio. No domingo realizou-se a missa, logo de manhã, seguida da procissão e a bênção e distribuição do bodo.
Segundo Luísa Baeta, presidente de direcção da Associação Juvenil da freguesia de Alvares - que contou com a colaboração na organização da festa dos colegas de direcção, Pedro Leal, Paula Trindade e Joaquim Mateus -, a iniciativa “correu bastante bem”, pela presença numerosa das pessoas, mas também pela sua contribuição.
Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Luísa Baeta explicou que para realizar a festa eram necessários cerca de 600 euros, para pagar ao agrupamento musical e comprar a carne de porco para as refeições, quantia que em parte foi obtida através de um peditório feito na aldeia e de um leilão. A Junta de Freguesia ofereceu o pão e os tremoços, que custam “à volta de 200 euros”, acrescentou, notando que muitas das pessoas que se deslocam à festa se encarregam de levar o vinho.

Jovens e idosos
juntos na associação

Relativamente à Associação Juvenil de Alvares, a presidente realçou que a associação dedica-se à organização de eventos desportivos, como torneios de futebol e paintball, proporcionando também algumas visitas aos habitantes da freguesia, tendo a última sido ao jardim zoológico.
Sublinhando que as actividades que promovem adequam-se também aos mais idosos, Luísa Baeta explicou que “os primeiros sócios da associação foram as pessoas mais idosas”, neste caso os avós e pais dos elementos que formaram o grupo há 14 anos. “Não temos assim tanta juventude, temos muita população idosa, por isso tentamos juntar os dois grupos etários”, reforçou, referindo que actualmente a associação conta com cerca de 120 sócios, sendo “uma das mais antigas do concelho.
in Diário As Beiras, de 23/01/2008

Etiquetas: