quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Troço da EN2 vai ser requalificado

A Estrada Nacional 2, entre o km 272+610 e o km 275, vai ser alvo de beneficiação, numa obra que ascende aos cerca de 275 mil euros. O protocolo, que acorda a reabilitação de 2390 metros do troço, foi assinado entre o presidente da Câmara de Góis.

Segundo o edil goiense, o protocolo reveste de “grande significado” para o concelho, já que representa mais um ponto a favor na luta contra a desertificação da serra. Nesse sentido, manifestou o apreço pela celebração do acordo, que irá permitir inverter a situação. “Sou autarca há mais de 25 anos, estava já com esperanças perdidas de tantas promessas falhadas de Governos anteriores” expressou, congratulando no entanto o Secretário de Estado por estar a “olhar com carinho” para a zona do Alto Distrito de Coimbra, “desprotegida”, nas suas palavras. O autarca aproveitou ainda a presença do governante para agradecer a beneficiação na Estrada Nacional 342 -Lousã/Góis/Arganil - e o estudo prévio para a mesma com extensão até Coja. Reconhecendo-lhe mérito pela atenção dada ao concelho, fez um pedido para que a «Capital do Ceira» se desenvolva e modernize-se. Considerando que o tem condições para ficar mais acessível e atractivo, apelou ainda a mais apoios, já que entende haver obras que só conseguem ser realizadas ajuda governativa. “As acessibilidades são um dos factores mais importantes para o desenvolvimento de qualquer território, quer seja ao nível económico, empresarial, social e cultural e no caso concreto de Góis, ao nível do turismo”. Para tal requiriu que este não esqueça o concelho nos próximos Orçamentos, nomeadamente na ligação do território para Sul, ao IC8 Pedrógão Grande, com a reparação do troço de 10km entre a Portela do Vento e Alvares. Para Norte, equacionou a possibilidade de ser reclassificada a EN2, entre Góis, Vila Nova de Poiares e o IP3, declarando, no entanto, não ter meios para a sua manutenção.

Convicto de que a melhoria das acessibilidades vai permite dar a conhecer a paisagem da Serra goiense, Paulo Campos esclareceu que o que está a ser feito na EN 342 com beneficiação interligação com a sede de município na EN2, e o que vai ser executado na nova EN 342 “é franquear acessibilidades a todos os que aqui vivem, criando uma ligação entre a zona norte e sul do distrito”. Uma ligação que disse ser “relevante” e que vai unir Coimbra ao interior e que só por “desleixo” não foi possível proceder ao reforço da coesão territorial. “Esta é um terra que merece”, sublinhou, alertando para que o investimento seja aproveitado pela autarquia. Em resposta aos pedidos de Girão Vitorino, o Secretário de Estado garantiu estar “empenhado” na resolução dos problemas de acessibilidade.


Estudo prévio da EN 342

O fim da cerimónia protocolar foi concluída com a apresentação do estudo prévio da futura nova Estrada Nacional 342, que abrange os concelhos da Lousã, Góis, Arganil e Tábua, num extensão de 34 km, com uma velocidade base de 80km/h (60km/h mínimo). O custo estimado para a obra é de 50 milhões de euros, cujo prazo de execução é de 15 meses.

Recentemente concluíram-se as obras de beneficiação da Estrada. Houve intervenção ao nível do pavimento e alargamento, onde se procedeu à colocação de sinalização e protecção.
Diana Duarte
in Jornal de Arganil, edição electrónica

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"parola,parola.parola......solamente parola." traduzindo livremente :conversa fiada

30 novembro, 2007 15:39  

Enviar um comentário

<< Home