quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Em Góis vão ser investidos 275 mil euros para beneficiar a EN2

Foi assinado, na passada quarta-feira, 21, o protocolo relativo à beneficiação da EN2 entre o km 272,610 e o km 275, entre a Câmara Municipal de Góis, na pessoa do seu presidente, José Girão Vitorino e o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, acto ao qual presidiu o Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos. Trata-se de um investimento orçado em 275 mil euros, que se destina a reabilitar o troço da E.N. n.º 2, numa extensão de 2.390 metros.
Girão Vitorino sublinhou a acção levada a efeito destacando que "tem grande significado para o concelho de Góis". "Sou autarca há mais de 25 anos, estava com as esperanças perdidas de tantas promessas falhadas dos Governos anteriores, as quais ninguém cumpriu", mas acrescentou que o secretário de Estado "está a olhar com carinho para esta zona desprotegida do Alto Distrito de Coimbra", disse o edil, congratulando-se pelo acto que se estava a celebrar, referindo que as promessas a que Paulo Campos se tinha proposto cumpriu.
Girão Vitorino aproveitou para lembrar que o responsável "prometeu que a E.N.342 - Lousã/Góis/Arganil, nesta 1.ª fase, iria ter uma intervenção a nível de pavimento e alargamento onde fosse possível colocação de sinalização e protecção e a obra está concluída", frisou, acrescentando que "prometeu o estudo prévio para a E.N.342 entre Lousã e Góis, Arganil e Coja, com a variante a Góis e cumpriu, o estudo está no terreno", adiantou.
Uma vez que as acessibilidades são um dos factores mais importantes para o desenvolvimento de qualquer território, "quer seja ao nível económico, empresarial, social e cultural e, no caso concreto de Góis, ao nível do turismo", entende o autarca de Góis, que aproveitando a presença de Paulo Campos alertou para novas artérias, referindo "em próximos orçamentos não se esqueça, caso seja possível, da nossa ligação para sul, ao IC8 em Pedrogão Grande, com a reparação do troço de 10 km entre a Portela do Vento e Alvares", adicionando também para norte a Estrada Nacional n.º 2 "está desclassificada, entre Góis, Vila Nova de Poiares e IP3", e deixou o apelo para que de futuro possa ser equacionada a sua reclassificação, "já que não temos meios para a sua manutenção", disse.
O presidente entende que Góis necessita de dar o salto para a modernização e para o desenvolvimento, todavia "sem uma boa rede rodoviária é completamente impossível", mostrando-se confiante no apoio do Secretário de Estado nestes próximos seis anos, referindo que "todos também vamos lutar para que concretize, igualmente, os seus projectos ao nível da sua Secretaria de Estado".
Paulo Campos agradeceu as palavras proferidas, manifestando a sua satisfação por vir a esta zona do país, referindo que "sempre esteve no meu coração e vai continuar a estar", pois considera que "há poucas coisas em Portugal tão bonitas como aquelas que podemos presenciar quando visitamos Góis". E neste sentido, "o que pudermos fazer, nomeadamente na melhoria das acessibilidades", para que mais pessoas venham ver a "beleza desta terra", será uma mais valia, salientando que "o que estamos a fazer na E.N. 342 com a beneficiação na interligação com a sede do município na EN 2, e o que vamos fazer com a nova EN 342, é franquear acessibilidades a todos os que aqui vivem, criando uma ligação que é fundamental entre a zona norte e sul do distrito".
Esta é uma ligação que Paulo Campos entende ser "extremamente relevante", e que "só por desleixo e esquecimento ao longo dos anos não foi possível aprofundar" e para o efeito "é isso que estamos a fazer, é uma opção estratégica que este plano tem", no sentido de "reforçar aquilo que temos vindo a transmitir com o reforço da coesão territorial" e também ligar a cidade de Coimbra ao interior.
E neste contexto, o governante falou que "estamos a dar sequência ao trabalho a que nos propusemos", realçando que "se trata de um passo decisivo para a concretização", declarando que "não há nada melhor e mais motivador para um governante, que é poder sair do seu gabinete e verificar que aquilo em que se trabalha todo o dia está a ser feito".
Por isso, o responsável disse: "fico com um orgulho acrescido, pois o município de Góis é uma terra que merece o que estamos aqui a fazer", referiu, desejando que Góis "tenha condições para aproveitar esse investimento".
Da parte do Governo, o Secretário de Estado, garantiu que "estamos empenhados em tudo fazer para que os problemas das acessibilidades sejam resolvidos" a proveito do desenvolvimento da região, na convicção de que todos juntos "os autarcas, o governo, os agentes económicos, a população, tudo vamos fazer para conseguir um futuro melhor para todos" e para o desenvolvimento da terra.
No final da cerimónia procedeu-se ainda à apresentação do estudo prévio da variante E.N. 342 que abrange os concelhos de Lousã, Góis, Arganil e Tábua, numa extensão de 34 kms, estando orçada a estimativa do custo da obra de 50 milhões de euros.
in A Comarca de Arganil, de 27/11/2007

Etiquetas: , ,