quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Portugal e Letónia de "Mãos Dadas"

Com o objectivo de aproximar países diferentes através de experiências nos vários domínios públicos da vida dos concelhos, uma delegação da Letónia esteve em Portugal durante a semana de 22 a 27 de Outubro, sendo que, nos dias 23, 24 e 25 dessa mesma semana parte dessa delegação (Mr. Andris Karasevs e Mr. Maris Niklass - presidentes executivos dos Distritos de Ogre e de Césis) ficaram sediados no concelho de Góis.
Do programa constou a visita à Câmara Municipal de Góis, onde compareceram na reunião de Câmara, e tomaram conhecimento do funcionamento da Autarquia; visita a locais e instituições do concelho, nomeadamente: EB23 de Góis, Espaço Internet, Praias Fluviais, Jornal O Varzeense, Cooperativa Silvo Agro Pecuária de Vila Nova do Ceira, Lagar da Mata, Lar de Idosos de Alvares, e ainda se procurou mostrar algumas das paisagens deslumbrantes que envolvem o concelho.
Ao longo da estadia em Góis, a delegação da Letónia foi acompanhada pelo Dr. Mário Garcia e por uma tradutora. O nosso jornal também acompanhou a visita à Cooperativa de Vila Nova do Ceira onde a delegação da Letónia foi recebida pelo Sr. José Carlos Garcia, presidente dessa mesma Cooperativa e pela Eng.ª Helena Rodrigues. Após a recepção teve lugar uma reunião onde o presidente da Cooperativa explicou todo o funcionamento da mesma, fontes de rendimento, serviços prestados, método da exploração florestal, funcionamento do Lagar, da secção silvícola, do gabinete de contabilidade, do posto de venda, entre outros serviços que a Cooperativa presta aos seus sócios e ao público em geral. No final da reunião, seguiu-se uma visita às instalações da Cooperativa e finalizou com uma troca de lembranças.
A delegação da Letónia visitou também o nosso jornal, onde por motivo de compromisso anteriormente assumido, o seu director António Calixto não pode estar presente, sendo as funcionárias que fizeram a apresentação do jornal, iniciado por relatar um pouco da sua história, data da origem, métodos de trabalho e apresentação de um jornal a ser paginado. Mr. Andris Karasevs e Mr. Maris Niklass fascinados com o processo informático esqueceram o protocolo e aproveitaram para ler o EMEIL e mostrar a Letónia pela Internet.
Segundo informou o Dr. Mário Garcia, chefe da Divisão Administrativa e Financeira da Câmara Municipal de Góis, esta visita no âmbito das actividades desenvolvidas pela ATAM, enquanto membro da União dos Dirigentes Territoriais da Europa (UDITE), no qual estava a ser implementado um programa de colaboração e interacção formativa entre esta Associação e a sua congénere da Letónia. Neste contexto e a convite da ATAM deslocou-se à Letónia, em Maio último, um grupo de dirigentes administrativos pertencentes a autarquias locais portuguesas, no qual figurava um dirigente do Município de Góis, para que, durante uma semana houvesse oportunidade para além de conhecer aquele país, também, e sobretudo, contactar directamente com a realidade da actividade diária de algumas das suas autarquias.
Coube depois a Portugal receber seis Directores-Executivos de diferentes municípios da Letónia.
Da sua estadia na Letónia o Dr. Mário salientou a forma muito calorosa e atenciosa como foi recebido e considerou muito positiva a sua visita a este país pois segundo referiu: "ficou a conhecer um pouco mais de perto a cultura e a História daquele pequeno país do Báltico e constatou a extrema dedicação dos seus habitantes à causa pública e a boa organização da sua Administração Pública Local".
O chefe da Divisão Administrativa e Financeira da Câmara Municipal de Góis acredita que "este género de intercâmbio cultural é muito rico e útil e seria interessante manter um contacto próximo, sobretudo com os países mais pequenos da Comunidade Europeia, designadamente do Báltico, agora que estamos face a um novo tratado europeu que vai alterar profundamente o peso político que os países mais pequenos têm detido na Comunidade Europeia".
in O Varzeense, de 15/11/2007

Etiquetas: