quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Divulgação do Projecto Escolhas de Futuro

O Projecto "Escolhas de Futuro" tem como Entidade Promotora, a Câmara Municipal de Góis e como Entidade Gestora, a ADIBER. Fazem ainda parte do Consórcio, o Agrupamento de Escolas do Concelho de Góis, a Associação de Juventude de Góis, a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Góis, Centro Social Rocha Barros, Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares, Comissão Local de Acção Social, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Góis, Instituto de Emprego e Formação Profissional de Arganil, Lousitânea e Santa Casa da Misericórdia de Góis.
Os destinatários deste projecto são crianças/jovens do concelho de Góis, com idades compreendidas entre os 6 e os 24 anos de idade, respectivas famílias, animadoras/auxiliares de ATL's e a comunidade imigrante.
O projecto tem como principais metas a integração dos jovens em acções de formação, Centros RVCC, cursos de formação profissional, a redinamização das associações de juventude do concelho, a integração plena na comunidade dos imigrantes e a sua participação nas instituições através do diálogo entre as diferentes culturas, o acesso às Novas Tecnologias de Informação (TIC) através do CID@NET Itinerante, Acompanhamento Psicológico das crianças/jovens através do Gabinete de Acompanhamento e Orientação (GAO) a funcionar na Escola Básica 2/3 de Góis, formação parental ministrada a famílias, formação para as animadoras dos ATL's permitindo-lhes inovar actividades desenvolvidas, e ainda uma diversidade de actividades para ocupação dos tempos livres das crianças/jovens.
O Projecto dispõe de um Centro de Recursos Materiais disponibilizando às famílias carenciadas roupas e outros bens necessários.
O "Escolhas de Futuro" está sediado nas instalações da ADIBER com o seguinte horário de atendimento:
Das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Formação Parental
A Câmara Municipal de Góis e a ADIBER, enquanto Entidades Promotora e Gestora do "Escolhas de Futuro", promovem o I Curso de Formação Parental intitulado "Círculo de Pais", na Biblioteca Municipal António Francisco Barata, tendo como principais objectivos: a educação familiar, promover relações positivas entre pais e filhos, contribuir para o aprofundamento pessoal da parentalidade, proporcionar o debate sobre questões relacionadas com a educação, motivar reflexão, adequação e transformação das práticas educativas familiares e desenvolver as competências educativas dos pais.
Os conteúdos do I Curso de Formação Parental foram os seguintes: auto-estima, figuras parentais, estilos educativos, comunicação, atitudes, assertividade, expressão emocional, escuta activa, modelamento e regras.
Este curso realizou-se em horário pós-laboral de acordo com a disponibilidade das famílias participantes.

Feira dos Santos
O Projecto "Escolhas de Futuro" marcou presença na Feira da Castanha e do Mel que se realizou no passado dia 1 de Novembro, em Góis.
O stand foi decorado com vários trabalhos elaborados pelas crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Góis, realizados nas Oficinas de Expressão Plástica e Cívica.
Foram vários os jovens que participaram no CID@NET Itinerante, onde puderam desfrutar de alguns jogos e acesso à Internet.
Realizou-se ainda uma outra actividade, um Workshop sobre a Reciclagem, em que o Animador Hélder ensinou às nossas crianças como é que se fazem carteiras através de pacotes de leite, tendo estas elaborado algumas.

Oficina-Formação-Emprego
Encontram-se a funcionar na sede do Projecto, a Oficina-Formação-Emprego dirigida a jovens com idade igual ou inferior a 24 anos residentes no Concelho de Góis. Esta Oficina pretende disponibilizar informações úteis sobre ofertas de mercado de trabalho, acções de formação, formação profissional, oportunidades no âmbito dos RVCC e encaminhamento/acompanhamento da situação de emprego.
Aproveita esta oportunidade.
in A Comarca de Arganil, de 20/11/2007

Etiquetas: