quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Feira de S. Martinho na Candosa

Com o bom tempo a ajudar, foram muitos os que se deslocaram ao cerro da Candosa, no passado dia 11 de Novembro, para festejar o São Martinho e participarem na tradicional feira, que se realiza anualmente num dos locais mais paradisíacos da freguesia de Vila Nova do Ceira.
Organizado pela Comissão de Festas de Nossa Senhora da Candosa, este evento é uma forma de promover o convívio entre todos os que nela participam e de manter vivo um ritual festivo já bem antigo.
Com carne à venda no local, e diversos artigos que atraíram não só o povo varzeense, mas também pessoas de povoações limítrofes, o dia transformou-se numa agradável confraternização.
O Bar foi explorado pela Comissão de Festas organizadora e reverteu a favor da Santa padroeira do local.
Conforme manda a tradição, tudo foi confeccionado na Candosa: assaram-se as febras, fritaram-se os torresmos, juntaram-se as filhós, os doces e os bolos a cheirarem a mel. Provou-se a carne de um e bebeu-se o vinho de outro, acabando por se partilhar entre todos uma refeição sob o olhar atento da Senhora da Candosa.
Mais "dois dedos de conversa" entre os adultos enquanto os mais pequeninos brincavam, corriam e saltavam, respirando o ar puro e abrindo o apetite para mais um pouquito de castanhas.
As avós corriam atrás dos netos enquanto as mães iam colocando a comida nas toalhas, em mesas improvisadas, ou sobre mantas assentes no terreiro, tendo a feira da Candosa servido também para promover encontros familiares, onde nenhum elemento da família faltou à festa.
As bebidas que tradicionalmente acompanham as castanhas, nomeadamente a jeropiga e a água-pé, também não faltaram ao encontro, deixando bem visíveis os produtos provenientes das explorações agrícolas locais.
A aparelhagem sonora DISCOSOM foi outra das grandes atracções que deu entusiasmo e animação ao local.
Depois dos estômagos bem aconchegados e com música a acompanhar houve ainda tempo para diversos jogos que mantiveram os presentes entretidos até ao final da tarde.
Para o êxito da feira contribuiu também a data da sua realização, coincidente com o final e o início do ano agrícola, tornando-se num espaço privilegiado para se provarem os frutos secos - castanhas, nozes, figos, etc..
Resumindo: a feira, de realização anual, tem contribuído de uma forma muito significativa para unir o povo das várzeas e promover os produtos endógenos da região.
É assim o dia de S. Martinho na freguesia de Vila Nova do Ceira, onde jovens e menos jovens deixam o encontro marcado de um ano para o outro, com destino obrigatório para o cerro da Candosa.
in O Varzeense, de 15/11/2007

Etiquetas: ,