Governo faz maior investimento de sempre na região da Beira Serra
A construção do troço do IC6 entre Catraia dos Poços e Poço do Gato e a Variante a Tábua vão custar cerca de 71 milhões de euros.
O secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e Comunicações vai visitar hoje os concelhos da Lousã, Góis, Arganil e Tábua. Os grandes empreendimentos a apresentar por Paulo Campos serão o troço do IC6, entre Catraia dos Poços e Poço do Gato e também a Variante a Tábua. As duas obras irão custar cerca de 71 milhões de euros.
As cerimónias decorrerão, a partir das 15H30, no salão nobre da Câmara Municipal de Tábua, onde será feito o lançamento do concurso público internacional do troço do IC6. Será também realizada na mesma cerimónia a adjudicação da 1ª fase da Variante a Tábua, que irá entrar de imediato em construção, no valor de 11 milhões de euros. Decorrerá ainda o lançamento do concurso público para a 2.ª fase desta obra.
“Este será o maior investimento feito por um governo na região da Beira Serra”, disse, ontem, ao DIÁRIO AS BEIRAS, o secretário de Estado.
O governante reconhece que esta “era uma obra a que toda a gente aspirava na região e que os sucessivos governos nunca concretizaram”, lembrando que a concretização desta obra mostra que “estamos a lutar contra o isolamento a que esta região tem sido sujeita”.
Ao longo de vários anos as populações e os autarcas de Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital foram reivindicando este investimento. Recorde-se que este troço terá início no fim do lanço já construído do IC6 - Raiva / Catraia dos Poços, que se encontra há alguns anos em funcionamento, e termina ao km 17+210, após o Nó de Tábua, que articula o IC6 com a EN17 e com a futura Variante a Tábua, tendo início na freguesia de São Martinho da Cortiça, no concelho de Arganil, desenvolvendo-se depois nas freguesias de Carapinha, Mouronho, Covelo, Sinde, Espariz, S. João da Boavista, Pinheiro de Coja e de Candosa, no concelho de Tábua.
Este novo troço do IC6 terá perfil transversal tipo com um via de tráfego em cada sentido, assim constituído: uma faixa de rodagem com 7,50 m de largura com uma via por sentido com 3,75 m cada, duas bermas exteriores com 2,50 m de largura, totalmente pavimentadas.
O troço do IC6 entre Catraia dos Poços (Arganil) e Nó de Tábua, na zona do Poço do Gato (limite do concelho de Tábua com Oliveira do Hospital), vai custar 46,1 milhões de euros e deverá ficar concluído no final de 2009, princípio de 2010, com um prazo de construção de 500 dias.
Autarcas querem malha fechada
Os autarcas da zona da Beira Serra mostram-se satisfeitos com a construção deste novo troço do IC6, mas esperam que as obras continuem e seja fechada a malha deste IC e também do IC7 e IC 37.
Em declarações, ontem, ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da câmara de Tábua disse estar “muito satisfeito, por que finalmente esta obra avança”. No entender de Ivo Portela, “agora esta obra não deve parar, visto que é fundamental não só para o nosso concelho, como para toda a região”.
A continuação do IC6 para a Covilhã e do IC7 para a A25 (Aveiro-Vilar Formoso) “têm de continuar, uma vez que são acessibilidades fundamentais para o desenvolvimento desta região”, acrescentaria o autarca do PS.
“Para nós, todos os traçados que passam no concelho são bons, menos o que passa na zona do vale do Alva”, já tinha referido, por seu turno, ao DIÁRIO AS BEIRAS, o autarca PSD de Oliveira do Hospital. Na opinião de Mário Alves, as alternativas que passam a Norte da cidade de Oliveira do Hospital “são as melhores, até por que também para Seia e Gouveia estas alternativas são as mais indicadas, por isso estamos todos imbuídos do mesmo espírito nesta matéria”. Lembrou ainda que “já no passado esta matéria tinha sido analisada, numa reunião que houve na Covilhã, onde nós acordámos precisamente que a melhor solução seria a passagem a norte de Oliveira do Hospital”.
Já o presidente da câmara de Arganil considera que o troço do IC6 que vai avançar “é uma obra estruturante para a região, pela qual nos temos vindo a bater”. Ricardo Pereira Alves entende que este troço “melhora ainda mais as acessibilidades, nomeadamente a Coimbra, para a zona sul e norte do concelho e aproxima-nos de Tábua e Oliveira do Hospital”. O autarca social-democrata espera agora que o Governo “concretize o troço que falta até à Covilhã de forma a termos uma via transversal na região Centro que é essencial para o seu desenvolvimento”. Quanto aos cenários dos novos troços dos IC’s “para nós a melhor solução é aquela que for a mais rápida para a Cova da Beira, e em particular para a Covilhã. Sabemos cada solução têm diferentes custos, mas a solução dos túneis na Serra da Estrela, será provavelmente a que mais nos interessará”, concluiria.
in Diário As Beiras, de 21/11/2007
O secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e Comunicações vai visitar hoje os concelhos da Lousã, Góis, Arganil e Tábua. Os grandes empreendimentos a apresentar por Paulo Campos serão o troço do IC6, entre Catraia dos Poços e Poço do Gato e também a Variante a Tábua. As duas obras irão custar cerca de 71 milhões de euros.
As cerimónias decorrerão, a partir das 15H30, no salão nobre da Câmara Municipal de Tábua, onde será feito o lançamento do concurso público internacional do troço do IC6. Será também realizada na mesma cerimónia a adjudicação da 1ª fase da Variante a Tábua, que irá entrar de imediato em construção, no valor de 11 milhões de euros. Decorrerá ainda o lançamento do concurso público para a 2.ª fase desta obra.
“Este será o maior investimento feito por um governo na região da Beira Serra”, disse, ontem, ao DIÁRIO AS BEIRAS, o secretário de Estado.
O governante reconhece que esta “era uma obra a que toda a gente aspirava na região e que os sucessivos governos nunca concretizaram”, lembrando que a concretização desta obra mostra que “estamos a lutar contra o isolamento a que esta região tem sido sujeita”.
Ao longo de vários anos as populações e os autarcas de Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital foram reivindicando este investimento. Recorde-se que este troço terá início no fim do lanço já construído do IC6 - Raiva / Catraia dos Poços, que se encontra há alguns anos em funcionamento, e termina ao km 17+210, após o Nó de Tábua, que articula o IC6 com a EN17 e com a futura Variante a Tábua, tendo início na freguesia de São Martinho da Cortiça, no concelho de Arganil, desenvolvendo-se depois nas freguesias de Carapinha, Mouronho, Covelo, Sinde, Espariz, S. João da Boavista, Pinheiro de Coja e de Candosa, no concelho de Tábua.
Este novo troço do IC6 terá perfil transversal tipo com um via de tráfego em cada sentido, assim constituído: uma faixa de rodagem com 7,50 m de largura com uma via por sentido com 3,75 m cada, duas bermas exteriores com 2,50 m de largura, totalmente pavimentadas.
O troço do IC6 entre Catraia dos Poços (Arganil) e Nó de Tábua, na zona do Poço do Gato (limite do concelho de Tábua com Oliveira do Hospital), vai custar 46,1 milhões de euros e deverá ficar concluído no final de 2009, princípio de 2010, com um prazo de construção de 500 dias.
Autarcas querem malha fechada
Os autarcas da zona da Beira Serra mostram-se satisfeitos com a construção deste novo troço do IC6, mas esperam que as obras continuem e seja fechada a malha deste IC e também do IC7 e IC 37.
Em declarações, ontem, ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente da câmara de Tábua disse estar “muito satisfeito, por que finalmente esta obra avança”. No entender de Ivo Portela, “agora esta obra não deve parar, visto que é fundamental não só para o nosso concelho, como para toda a região”.
A continuação do IC6 para a Covilhã e do IC7 para a A25 (Aveiro-Vilar Formoso) “têm de continuar, uma vez que são acessibilidades fundamentais para o desenvolvimento desta região”, acrescentaria o autarca do PS.
“Para nós, todos os traçados que passam no concelho são bons, menos o que passa na zona do vale do Alva”, já tinha referido, por seu turno, ao DIÁRIO AS BEIRAS, o autarca PSD de Oliveira do Hospital. Na opinião de Mário Alves, as alternativas que passam a Norte da cidade de Oliveira do Hospital “são as melhores, até por que também para Seia e Gouveia estas alternativas são as mais indicadas, por isso estamos todos imbuídos do mesmo espírito nesta matéria”. Lembrou ainda que “já no passado esta matéria tinha sido analisada, numa reunião que houve na Covilhã, onde nós acordámos precisamente que a melhor solução seria a passagem a norte de Oliveira do Hospital”.
Já o presidente da câmara de Arganil considera que o troço do IC6 que vai avançar “é uma obra estruturante para a região, pela qual nos temos vindo a bater”. Ricardo Pereira Alves entende que este troço “melhora ainda mais as acessibilidades, nomeadamente a Coimbra, para a zona sul e norte do concelho e aproxima-nos de Tábua e Oliveira do Hospital”. O autarca social-democrata espera agora que o Governo “concretize o troço que falta até à Covilhã de forma a termos uma via transversal na região Centro que é essencial para o seu desenvolvimento”. Quanto aos cenários dos novos troços dos IC’s “para nós a melhor solução é aquela que for a mais rápida para a Cova da Beira, e em particular para a Covilhã. Sabemos cada solução têm diferentes custos, mas a solução dos túneis na Serra da Estrela, será provavelmente a que mais nos interessará”, concluiria.
in Diário As Beiras, de 21/11/2007
Etiquetas: beira serra, góis
1 Comments:
Ilusões, só ilusões!!! Com papas e bolos se enganam os tolos,diz o ditado antigo .Não esqueçam as próximas eleições de 2008.
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