sábado, 20 de outubro de 2007

Esporão - Festas de S. Miguel

Realizaram-se no último fim-de-semana de Setembro, no Esporão, as festas em honra de S. Miguel.
Organizadas mais uma vez pela Comissão de Melhoramentos, no dia 28, à tarde, abriu o bar e a quermesse que estava bem recheada e organizada. À noite foi ligada a iluminação especial das ruas, o que conferiu um aspecto muito bonito a este lugar. Actuou o Duo "Cheirinhos do Sul", que proporcionou uma agradável noite de baile.
No sábado, cedo começou a tarefa de confeccionar o almoço com muita gente a trabalhar no churrasco, a pôr as mesas, fazer a sopa, para que tudo corresse da melhor maneira e assim aconteceu, pois estava tudo bom, realçando o arroz de lombo, que estava uma delícia. Mais uma vez apareceram várias sobremesas oferecidas e que foram uma tentação para as cerca de 75 pessoas que estavam presentes. De tarde actuou a Tuna Mouronhense, que a todos encantou com o som das suas músicas e cantares. Devido a alguns contratempos, a actuação não foi muito longa, pois este grupo tem um vasto reportório e deixaram-nos com água na boca, com vontade de ouvir muito mais. Um muito bem-haja pelo presente que nos trouxeram. Seguiu-se a missa na capela de S. Miguel, celebrada pelo padre Carlos Cardoso, e que teve boa participação. Pela tarde chegou o vento e a chuva que como quase sempre acompanham o S. Miguel. Mas ninguém desanimou e o salão encheu-se para ver a actuação do conjunto contratado (apesar da pouca fé de alguns...), mas as "Estrelas Incomparáveis" surpreenderam, proporcionando um animadíssimo baile, com as suas vozes magníficas e músicas muito bem interpretadas sem ter onde apontar defeito, fazendo jus aos 37 anos de experiência na música, que fazem com paixão.
Quanto ao jogo solteiros(as)-casados(as) marcado para domingo e que estava a gerar expectativas, teve que ser cancelado devido ao mau tempo. Mas avisam-se os potenciais jogadores(as) que não descurem os treinos, pois numa próxima oportunidade, queremos assistir a um bom jogo de futebol.
Foi também organizada uma exposição de venda de artesanato, que embora pensada muito próxima da festa, ainda juntou bonitas peças que foram vendidas na totalidade. De salientar que uma das peças mais admiradas, feita em croché, foi elaborado por Anália Rodrigues Bandeira que conta já a bonita idade de 85 anos. Por isso, artistas da minha terra (e não só), visto que estas exposições têm sempre tanto interesse, além do apoio monetário que resulta, para o próximo ano vamos fazer ainda melhor, por isso não venham depois dizer que não avisámos com tempo!
Agradecemos a todos os que de alguma maneira contribuíram para que todos convivessem e se divertissem ajudando com trabalho, ofertas, leilão, peditório, rifas, etc. para assim poder pagar as despesas que uma festa destas acarreta. Como sempre foi pedida a ajuda às firmas que sempre correspondem, e não pedimos mais porque algumas já tinham contribuído para os Jogos de Verão.
O sorteio das rifas ditou o seguinte resultado: 1.º, 303; 2.º, 058; 3.º, 727; 4.º 456; e 5.º, 802.
Ilda Celeste Barata Ferreira
in A Comarca de Arganil, de 18/10/2007

Etiquetas: