sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Cinquenta anos!

Faz precisamente 50 anos que, em 19 de Outubro de 1957, publicava a Comarca de Arganil a seguinte notícia:

"Em Góis foi fundado um museu municipal. Numa das suas últimas reuniões, a Câmara Municipal de Góis aprovou uma proposta do seu vice-presidente sr. António da Rocha Barros Júnior, para criação de um museu municipal nesta vila, para recolha e protecção do património arqueológico e artístico do concelho. Para organizar e dirigir o respectivo museu, foi convidado o sr. Dr. João de Castro Nunes, tendo este distinto arqueólogo aceitado o convite."

Com esta singela notícia duas coisas saltam à vista.

A visão de um homem que soube ver e antecipar o que neste concelho ainda hoje faz falta – pontos de interesse que motivem o desenvolvimento do turismo – para além da obra que deixou em proveito dos mais desfavorecidos da sociedade de então, a obra social representada pelo Centro Social Rocha Barros. Obra essa que parece hoje enfermar de uma cultura menos esclarecida e inovadora daquela que o seu fundador imprimiu e, certamente, gostaria de ver ter continuidade.

Por outro lado que 50 anos estão passados e, do museu de Góis, apenas temos um painel em que, publicamente, se assume um compromisso, já que, de notícias que confirmem esse compromisso, por muito que procuremos nada encontramos.

E, se há cinquenta anos o património artístico do concelho seria escasso, o mesmo não se poderá dizer hoje em que importantes legados foram entregues ao Município. Estamos certos, de que os legatários não o fizeram para que estivessem em qualquer arrecadação ou cofre do município.

Retome-se a capacidade de visão daqueles que há cinquenta anos eram capazes de sonhar com algo que, meio século de sucessivas administrações, não foram capazes de concretizar.

Góis precisa, urgentemente, de gente com chama e capacidade de continuar a sonhar mas, partindo desses sonhos, lutar árdua, firme e tenazmente para transformar os sonhos em realidades.
in www.portaldomovimento.com

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

lollol.

22 outubro, 2007 08:33  

Enviar um comentário

<< Home