sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Vale de Moreiro e Manjão - Inauguração do Centro de Apoio Comunitário

No âmbito do seu 7.º aniversário, a Associação Desportiva, Recreativa, Cultural, Juvenil e de Solidariedade Social dos Amigos de Vale de Moreiro e Manjão (ARCJILSSA) inaugurou no sábado, 15 de Setembro, o salão para o apoio a Centro de Dia a idosos, durante uma cerimónia que contou com a presença do Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, o Governador Civil de Coimbra, Henrique Fernandes, o director da Direcção Regional da Segurança Social de Coimbra, Mário Ruivo, a vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, Helena Moniz, o presidente da Assembleia Municipal, José Carvalho, o coordenador da ADIBER, Miguel Ventura, elementos da direcção da ARCJILSSA, entre outros autarcas, entidades e populares. Trata-se de uma infra-estrutura que começou a ser construída em Vale Moreiro e Manjão, concelho de Góis, há cerca de três anos, e representa um investimento global de cerca de 60 mil euros, tendo sido custeada através das verbas angariadas pela referida Associação que contou com o apoio da ADIBER, que concedeu uma verba de 21 mil euros, no âmbito do programa LEADER+, bem como a comparticipação da Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia e dos próprios habitantes.
Após o descerramento de uma placa de inauguração deste edifício pelo Governador Civil de Coimbra e pelo Bispo de Coimbra, o presidente de direcção da Associação Desportiva, Recreativa, Cultural, Juvenil e de Solidariedade Social dos Amigos de Vale de Moreiro e Manjão referiu que a construção deste Centro de Apoio Comunitário era um projecto que a Associação tinha desde a sua fundação, encontrando-se a partir de agora "ao dispor dos residentes destas aldeias". De acordo com Manuel Bandeira, este Centro revela-se "essencial para o aumento do bem-estar de quem aqui passa os seus dias", já que o que se pretende com esta nova infra-estrutura é "a promoção do convívio entre as pessoas, reforçando ainda mais os fortes laços que já nos unem".
"Esta obra é de todos, não só de quem aqui vive e a vai utilizar com mais frequência, mas de todos quantos contribuíram para que fosse uma realidade", alegou o dirigente, enaltecendo que muitos amigos do Vale de Moreiro e Manjão se associaram a esta causa. Desta forma, Manuel Bandeira agradeceu em primeiro lugar a Isilda Bandeira e Vítor Bandeira pela oferta de uma parte do terreno onde foi construído este Centro, reconhecendo também a colaboração técnica da ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, bem como o apoio financeiro disponibilizado pelo Programa LEADER+, que se assumiu como "um incentivo e um reconhecimento da valia e necessidade deste projecto", frisou.
O presidente de direcção da ARCJILSSA agradeceu também o apoio da Câmara Municipal de Góis, apelando à ajuda da autarquia "na satisfação de outras necessidades que se fazem sentir nestas duas aldeias", assim como da Junta de Freguesia e população em geral. Constatando que esta é uma obra "de um grande significado para todos nós", Manuel Bandeira adiantou que "no imediato, iremos dar sequência aos contactos com o Centro Social Rocha Barros, no sentido de levarmos por diante a instalação da valência de Centro de Dia".
Já em declarações à A Comarca de Arganil, e visivelmente satisfeito com a conclusão desta obra, Manuel Bandeira explicou que este Centro de Apoio Comunitário vai servir de Centro de Convívio e "para servir as refeições às pessoas idosas para que nas suas terras convivam e passem bons momentos". Para além de se destinar aos idosos destas duas aldeias, o dirigente revelou que "se as localidades próximas se quiserem associar terei todo o gosto". Quanto aos projectos da Associação, uma vez que este centro é composto por dois pisos, de acordo com a direcção, o objectivo é utilizar o primeiro piso para "apoio à juventude", criando um espaço com computadores e jogos à disposição dos mais jovens destas aldeias vizinhas. "Queríamos criar a união entre os jovens e os idosos", referiu Manuel Bandeira, esclarecendo que neste momento o 2.º piso está concluído e destina-se a cerca de 30 idosos, enquanto o 1.º será para os jovens conviverem.
"Somos uma Associação jovem mas temos muita obra feita", contou o presidente de direcção à A Comarca de Arganil, nomeando algumas obras que já levaram a efeito nas povoações de Vale Moreiro e Manjão, tais como os caminhos, um regadio que fizeram recentemente e que serve de "tampão" em caso de incêndios, bem como a requalificação da capela. Relativamente ao almoço comemorativo desta Associação, este ano decorreu no salão inaugural, contando com a presença de 150 pessoas, "pessoal da aldeia e outros que se deslocaram de Lisboa e que gostam de estar presentes", frisou. Tendo em conta que têm por hábito realizar três ou quatro almoços convívio por ano, esta ano ainda vai decorrer mais uma iniciativa deste género, até porque "quando se faz um almoço temos sempre a casa cheia", assegurou.
Durante a inauguração deste Centro de Apoio Comunitário usou ainda da palavra a vice-presidente da Câmara Municipal de Góis realçando que "o sonho destas populações tornou-se realidade", com a inauguração deste novo espaço que vem contribuir para "o bem-estar colectivo". "Esta obra poderá ser um espaço polivalente que trará mais valias a todas as faixas etárias desempenhando um importante papel quer social, quer cultural e ajudando a promover relações de maior proximidade", considerou Helena Moniz, acrescentando que esta infra-estrutura "poderá ser ainda um porto de abrigo para aqueles que vêem chegando o momento de receberem algum conforto".
Em representação da ADIBER, Miguel Ventura alegou ser "uma honra", esta Associação estar associada a esta obra "tão importante para as duas aldeias", explicando que o objectivo da ADIBER, e neste caso do programa LEADER+, é "promover a coesão social e territorial na região da Beira-Serra". "Este equipamento dá um contributo para as condições de vida das populações que ficam a beneficiar de um ponto de encontro onde poderão conviver", afirmou o coordenador da ADIBER, felicitando a ARCJILSSA por este projecto e manifestando a disponibilidade da ADIBER para colaborar em projectos futuros.
O presidente da Assembleia Municipal de Góis louvou também esta iniciativa, verificando que "ao longo destas serranias há quem tenha preocupação de cuidar dos seus idosos". Para José Carvalho, este novo Centro de Apoio Comunitário constitui essencialmente "um lugar para as pessoas se encontrarem e conviverem".
Lurdes Gonçalves
in A Comarca de Arganil, de 20/09/2007

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous manuelmotasimoes@sapo.pt .pt said...

olá
sou o Manuel Simões
nasci em Vale de Moreiro no ano de 1940 sou filho de Armando Simões.
Por acaso dei com Blogóis e senti a necessidade de utilizar este espaço para me dar a conhecer.
Será que ainda alguém se recorda de mim? pois já faz muitos anos que deixei essa aldeia.
aguardo por noticias.
manuelmotasimoes@sapo.pt

10 janeiro, 2011 18:12  

Enviar um comentário

<< Home