quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Obras na zona industrial e praia fluvial de Alvares

A Câmara de Góis está a avançar com as obras de melhoria da zona industrial em Cortes e de construção da praia fluvial de Alvares.
Realizadas pela Câmara Municipal de Góis, as obras na zona industrial de de Cortes constituem um investimento no valor de mais de 315 mil euros, e as obras na praia fluvial em Alvares, que decorrem em duas fases, estão orçadas em cerca de 137 mil euros.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, há cerca de dois anos que estão instaladas algumas empresas na zona industrial de Cortes.
No que respeita à praia fluvial de Alvares, já decorreu a primeira fase das obras, que consistiu na recuperação do rio. A segunda fase tem início este mês e engloba a construção de um recinto com um espaço verde e um parque infantil, um restaurante e um bar.

Fixar os jovens
Uma comitiva constituída pelo presidente da Câmara Municipal de Góis, José Girão Vitorino, a vice-presidente da autarquia, Helena Moniz, e o presidente da Junta de Freguesia de Alvares, Vítor Duarte, realizou recentemente uma visita à zona industrial de Cortes.
José Girão Vitorino adiantou que já estão instaladas cinco empresas na zona industrial em Cortes, estando uma outras em construção. “O objectivo foi fixar os jovens de Alvares, que pediram melhores condições à câmara municipal”, sublinhou o autarca, acrescentando que de imediato a autarquia “meteu mãos à obra” e fez um investimento até 315 mil euros, que abrangeu o arranjo de toda a estrada até Cortes.
O intuito é “lutar contra a desertificação” de uma zona distante da sede do concelho, criando mais postos de trabalho, esclareceu o presidente da câmara. “O pólo industrial tem ainda um lote disponível”, anunciou o autarca, revelando que vai ser lançado um concurso para a ocupação deste lote.
Segundo Girão Vitorino, na freguesia de Alvares “o desenvolvimento não é muito”, o que leva a juventude a procurar outros locais. Com a implantação destes pólos industriais a câmara pretende criar mais postos de trabalho e, simultaneamente, fixar a população.
Assim, para além do pólo industrial em Cortes, existe também uma zona industrial em Vila Nova do Ceira e está em processo de legalização dos terrenos o pólo da Alagoa, explicou o edil. “Grande parte deles são para empresas locais, que não vão criar muitos postos de trabalho”, afirmou, reforçando que se tratou de um pedido efectuado para fixar os jovens do concelho.

Local paradisíaco
Relativamente à requalificação da praia fluvial de Alvares, José Girão Vitorino considerou que “era uma necessidade” aproveitar a ribeira do Sinhel, “com água límpida, potável” e bem localizada. Neste espaço, o objectivo da autarquia é “criar todas as condições para que as pessoas passem aqui os seus dias num local paradisíaco”, e “se houver mais gente, o comércio lucra”.
Para já, a primeira fase das obras, que respeita à recuperação do rio, está concluída, tendo início durante este mês a construção de um espaço verde, constituído por árvores e relva, um passeio pedonal, prevendo-se ainda a instalação de um parque infantil.
Na Câmara Municipal de Góis encontra-se também o projecto de um restaurante, bem como de um bar a instalar na margem direita do rio. “Vamos ter aqui uma zona belíssima”, garantiu o presidente da autarquia, esclarecendo que as verbas a investir serão suportadas pela Câmara, uma vez que foram efectuadas duas candidaturas, uma delas ao QREN, que não foram aprovadas. No entanto, “não perdi a esperança de vir a ter apoio do QREN para a praia fluvial”, afirmou, lembrando que a autarquia obteve comparticipação do Estado para as obras na praia fluvial do Pé Escuro e nas Canaveias.
in Diário As Beiras, de 20/09/2007

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Chamar a isto “lutar contra a desertificação” é ridiculo!
Eu chamo a isto "Tapar o Sol com a peneira"
Depois de todo o que se disse nos Jornais, sobre as acções desta Autarquia, eles tinham de "inventar" mais uma para ver se pega, mas o Povo não é Cego!!!

26 setembro, 2007 11:26  

Enviar um comentário

<< Home