quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Festa em Honra de Nossa Senhora da Candosa

Nos dias 29 de Julho e 12, 14 e 15 de Agosto realizou-se a habitual festa em honra de Nossa Senhora da Candosa, em Vila Nova do Ceira. Brindados pela beleza do local e pela tradição de longa data, que trás a estas paragens inúmeras pessoas, para participarem nos grandiosos festejos, a festa da Candosa voltou, mais uma vez, a trazer ao cerro muita alegria e uma vasta animação, distribuída pelos diversos dias em que ocorreram os festejos.
Uma festa que muito bem soube conciliar o profano e o sagrado iniciou no dia 29 de Julho com a reza diária do Terço, na Igreja Matriz.
No dia 12 de Agosto começou a parte profana que teve início com a aparelhagem sonora "DISCOSOM" e que marcou presença desde manhã e acompanhou toda a festa até ao último dia.
Ainda no primeiro dia, durante a parte da tarde decorreram jogos tradicionais e todos puderam assistir a um brilhante momento musical abrilhantado por diversas concertinas.
A grandiosa festa prosseguiu no dia 14 com uma vasta gama de divertimentos e com uma missa celebrada pelo pároco local, P.e António Calixto, na Igreja Matriz, seguindo-se a procissão das velas, que se dirigiu para o local da ermida da Senhora da Candosa.
Em vésperas de feriado, a festa finalizou com a actuação do Grupo Musical "Peles Vermelhas" de Lourousa, que abrilhantou o serão fazendo com que ninguém "arredasse pé" do bailarico até altas horas da madrugada.
Do dia 15 (feriado) salienta-se primordialmente a parte da tarde que iniciou com um concerto realizado pela Filarmónica Varzeense, e continuou com a Missa celebrada na Capela da Candosa, pelo pároco local. No final da cerimónia seguiu-se a procissão nas imediações do Cerro, acompanhada pela filarmónica local e na qual integraram inúmeros fiéis, sendo que, no perfil de dar continuidade à antiga tradição, os elementos da Comissão de Festas procederam ao transporte do andor da santa padroeira.
No final deste momento religioso voltou-se à música com a actuação do Grupo "Kaos" e do Rancho Folclórico "As Sachadeiras da Várzea".
O serão musical que voltou a colocar todos os presentes a dançarem até de madrugada ficou a cargo do Grupo Musical "Ritual Dueça".
A Quermesse e o Bar com diversos petiscos de "fazerem crescer água na boca" foram ainda um expoente que muito engrandeceu todos os dias festivos, ajudando também na vertente económica.
Também digno de registo foi o almoço que se realizou no dia 12 de Agosto, com a finalidade de promover o convívio e angariar fundos para ajudar a suportar os custos da festa, que contou com a presença de cerca de uma centena de convivas.
Parabéns ao povo de Vila Nova do Ceira. Uns pela maneira como organizaram a festa e outros pela forma activa como participaram nesta.
in O Varzeense. de 15/09/2007

Etiquetas: