quinta-feira, 30 de agosto de 2007

"Macro-Cosmos" mostra insectos


Um mundo dentro do próprio mundo é o que Luís Ferreira vai apresentar em "Macro-Cosmos", a exposição de fotografia a ser inaugurada dia 1 de Setembro, no Posto de Turismo. Nela serão mostrados pormenores relacionados com a Natureza, nomeadamente, um conjunto de insectos existente na zona de Góis, que nem sempre se vêem "a olho nú", explica o artista. Além de dar a conhecer o seu trabalho, a exposição tem ao mesmo tempo um sentido pedagógico, já que esta pretende ser também uma forma de valorizar e preservar a Natureza. "Pelo menos que as pessoas descubram coisas novas, que estejam mais atentas e tenham mais cuidado", diz Luís Ferreira ao Jornal de Arganil desejando que o objectivo seja cumprido. Segundo o designer, a fotografia de animais ainda pouco conhecidos é uma área a ser explorada em Portugal, até porque considera que o país tem potencial nesse sentido. Precisa-se, no entanto, de "dar mais valor ao que temos", refere.
Cada vez mais a tornar-se uma "coisa" séria" no dia-a-dia de Luís Ferreira, por enquanto a fotografia ainda é só um hobby. De momento está a tentar desenvolver o trabalho a nível da Natureza, mas é algo que ainda "não é sólido": De qualquer forma o artista tem procurado dar um passo em frente naquilo que poderá tornar-se uma carreira. Tem escrito artigos em revistas de fotografia e participado em concursos, os quais já lhe valeram o reconhecimento do júri. Foi premiado duas vezes em 2006 e, neste ano, em Fotojornalismo na categoria de Natureza, fruto, não só mas também, do trabalho de campo que costuma realizar, captando imagens naturais e procurando espécies "novas e diferentes". Aliando o facto de ser designer muitos dos seus trabalhos podem ser vistos na Internet, através de sites criados por si.
"Macro-Cosmos" é a primeira exposição do lisboeta Luís Ferreira em Góis, concelho que visita frequentemente por via da sua ligação à Varzea Grande.
Diana Duarte
in Jornal de Arganil, de 30/08/2007

Etiquetas: