quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Precisa-se Água Potável em Telhada

Falamos hoje de um dilema preocupante que já se alonga: trata-se da água que abastece a povoação de Telhada, da freguesia de Alvares, um melhoramento promovido e realizado pela Liga de Melhoramentos há mais de meio século, com a colaboração de instituições estatais, cuja entidade sanitária aprovou o precioso líquido como de boa qualidade para consumo.
Mais tarde a exploração do consumo e a manutenção da rede a partir da captação foi entregue à Câmara Municipal de Góis. Foi correndo tudo normal com algumas faltas de água durante os meses de veraneio, qua a autarquia foi resolvendo com prontidão e alternativas.
Porém, há cerca de três ou quatro anos, numa das análises sanitárias ordenada pela Câmara de Góis, a água foi dada como imprópria para beber e a partir daí tem sido um martírio para os telhadenses, nomeadamente nestes meses de Verão quando alguns ali estão de férias, ter que andar por serras e vales a procurar água para beber, o que se traduz num drama social.
Face a este triste cenário, lembramos que junto a uma das fontes antigas, a 150 metros da povoação, onde a água é pura, fresca e digestiva com várias saídas do solo rochoso, poderá ser encaminhada para um depósito de 100 litros e onde todos se poderão abastecer. É com efeito nesta perspectiva, que solicitamos ao presidente do Município goiense para que ordene visitar o local e viabilize o nosso pedido para alívio de um povo que sofre, além do fenómeno da interioridade e esperamos que a Liga de Melhoramentos de Telhada esteja na disposição de colaborar, à medida das suas possibilidades.
RLA
in A Comarca de Arganil, de 28/08/2007

Etiquetas: