quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Escultura de H. Mourato na Candosa

Todos nós já estivemos no Cerro da Candosa, uns por motivos religiosos, outros pela sua maravilhosa paisagem, sendo o miradouro mais privilegiado de Vila Nova do Ceira.
Mas poucos, muito pouco se aperceberam que lá existe uma escultura de H. Mourato, que ele fez e ofereceu ao povo de Vila Nova do Ceira e não só, mas não nos apercebemos da existência da dita escultura porque quando da sua oferta não lhe tenha sido dado o destaque que merecia, e depois porque foi para lá um Bar/Café ou coisa parecida que resolveu, fazer uma “barraca” para vender copos encostada a dita escultura, não deixado ver a mesma…
Acontece que existem leis, que proíbem esse tipo de atentados a cultura, e atentados a obras de arte e aí o poder local Junta de Freguesia e Câmara têm responsabilidades, como nunca ninguém se preocupou aconselho a leitura do Diploma/Acto: Lei n.º 107/2001 n.º 209 SÉRIE I-A, datado de Sábado, 8 de Setembro de 2001, tendo como sumario: Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural, nas páginas do DR: 5808 a 5829.
Começando a lei por dizer no TÍTULO I, Dos princípios basilares, Artigo 1.º, Objecto:

1 - A presente lei estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural, como realidade da maior relevância para a compreensão, permanência e construção da identidade nacional e para a democratização da cultura.
2 - A política do património cultural integra as acções promovidas pelo Estado, pelas Regiões Autónomas, pelas autarquias locais e pela restante Administração Pública, visando assegurar, no território português, a efectivação do direito à cultura e à fruição cultural e a realização dos demais valores e das tarefas e vinculações impostas, neste domínio, pela Constituição e pelo direito internacional.



Após a leitura desta lei, ficamos a saber que aquilo que alguém fez com a escultura de H. Mourato é puníveis por lei e que quem faz atentados a obras de arte, sejam eles pessoas individuais, colectivas ou até o poder local, pode sofrer as ditas sanções.
Para muito esta minha chamada de atenção, pode parecer muito mal, pois o autor da escultura em questão é o meu Pai, mas como amante da cultura e da arte e visto que não existem autarcas a altura neste concelho, acho que deveria fazer alguma coisa, e para que depois não venham com coisas, aconselho desde já a leitura da lei, coisa que nem deveria fazer pois qualquer autarca com o pelouro da cultura.
Henrique Tigo
in www.portaldomovimento.com

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O dr. Tigo é um homem sábio, que lê e conhece as leis melhor do que qualquer autarca de Góis!
PORQUE NÃO SE CANDIDATA A AUTARCA DE GÓIS ou mesmo de Vila Nova do Ceira?
Sabe meu amigo, o seu Pai é um ARTISTA, mas o senhor é apenas o filho do ARTISTA, se quer ter protagonismo tente fazer algo de sua autoria, tente ser você e principalmente seja humilde.
Bem haja!

Anónimo (VNC)

26 agosto, 2007 23:28  
Anonymous Anónimo said...

Acho que sim o Sr. Anónimo (VNC) tem toda a razão o dr. Tigo ,
devia CANDIDATAR-SE A AUTARCA DE GÓIS ou mesmo de Vila Nova do Ceira!
Pois ele pelo menos conhece as leis e tenta fazer qualquer coisa…
Góis necessita de sangue novo, principalmente VNC, necessitamos todos de alguém que não tenha o “rabo preso”! e que faça alguma coisa.
Dr. Tigo, por acaso se ler isto, pense seriamente em se candidatar, existe um grupo de pessoas, que terá todo o prazer em o apoiar…
Somos já alguns, mas em breve seremos mais…
Pergunto-me porque nunca tinha pensado nisso, o dr. É jovem, tem formação superior é uma pessoa que escreve e pinta e é filho de um grande e importante nome deste Concelho.
E ao contrario do que diz em cima, o sr. Dr. Tem obra feita e é bastante humilde e simpático.
Não ligue vozes de burro não chegam ao céu!!!!
Já agora parabéns pelo seu livro, e pelas dezenas de noticias que saíram sobre ele, pois voltou-se a falar dos problemas de Góis e não me meteu o lixo debaixo do tapete para ficar bem na fotografia

Jose Barata Garcia (VNC)

28 agosto, 2007 11:07  
Anonymous Anónimo said...

Fique descansado sr. Barata, pois nesse ponto concordo consigo, góis necessita de sangue novo e apoio os 2 a candidatarem-se!
Quanto ao seu enalteciento, passe um pouco mais na net e veja onde o Dr. Tigo vai buscar os artigos (alguns na integra), quanto ao livro 98% também o Sr. Barata pode rapidamente obter no mesmo local e sem grande pesquisa.

Bem haja.

Anónimo (por enquanto - VNC)

30 agosto, 2007 20:52  

Enviar um comentário

<< Home