terça-feira, 14 de agosto de 2007

Distinções no Dia do Município

Na sessão solene comemorativa, que decorreu ontem de manhã no auditório da Biblioteca Municipal participaram o Governador Civil de Coimbra, o presidente da Região de Turismo do Centro, homenageados e familiares, entre outras entidades.
Em reunião do executivo de 13 de Março, a câmara havia deliberado, por unanimidade, atribuir a Medalha de Mérito do Concelho a Avelino Martins, actual presidente da Comissão de Melhoramentos do Esporão, bem como as Medalhas de Bons Serviços a três funcionários da autarquia aposentados, nomeadamente a Carlos de Almeida, Victor Quaresma e Arménio Filipe.
Segundo José Girão Vitorino, Avelino Martins "tem sido desde sempre uma voz ouvida com atenção e seguida pelos seus pares, ao longo de mais de cinquenta anos, em prol do bem-estar do Esporão". "É um regionalista convicto e sempre insatisfeito com o seu esforço e obra realizada", considerou o presidente da autarquia goiense, destacando que o homenageado participou na construção da Casa de Convívio do Esporão, Museu, Parque de lazer para as crianças, reconstrução da Capela e electrificação do Esporão, tendo ainda pertencendo a várias estruturas concelhias. Relativamente às Medalhas de Bons Serviços, o autarca defendeu que, tendo chegado o momento da aposentação, os três funcionários mencionados devem "sentir-se orgulhosos de uma carreira levada a cabo com responsabilidade, empenho, brio e zelo ao serviço da Câmara Municipal de Góis".
No que diz respeito ao Dia do Município de Góis celebrado a 13 de Agosto, o autarca destacou que "neste dia procuramos reafirmar a nossa identidade", sendo um dia "especial" e "um Dia de Festa", em que se pretende sobretudo "olhar para as nossas raízes". "Por esta razão, continuamos a apostar nas nossas potencialidades naturais", prosseguiu o edil, acrescentando que "a defesa e a promoção da floresta concentram grande parte das nossas energias e trabalho". Quanto a esta área, José Vitorino salientou que a autarquia avançou com três projectos contra os incêndios, com a criação de Unidades de Gestão Florestal em Chãs de Alvares, nos Penedos e no Carvalhal. Neste sentido, o presidente da Câmara revelou ainda que "no terreno" dispõem também de três equipas de vigilância de primeira intervenção, duas equipas apoiadas pelo Fundo Florestal Permanente e uma equipa apoiada pelo Programa AGRIS.
As outras apostas da autarquia vão "ao encontro do turismo nos seus mais diversos aspectos", desde a caça, pesca e locais de lazer, e desenvolvimento de projectos criadores de emprego. Nesta ocasião, o presidente da Câmara anunciou que pretendem apoiar um projecto turístico, nas áreas do turismo, residencial e saúde, a implementar na Quinta do Baião. "Só desta forma combateremos o despovoamento e envelhecimento da população", alegou. Para além disso, o autarca garantiu que "continuaremos a apostar na requalificação da vila com uma nova fase de requalificação urbana", no que se refere à zona histórica, e outro dos projectos da autarquia passa pela criação da "Casa da Cultura" no edifício da Associação Educativa e Recreativa de Góis, obra para a qual a Câmara vai fazer uma candidatura ao QREN.
Também o presidente da Região de Turismo do Centro teceu algumas considerações, enfatizando que o concelho de Góis tem "o mesmo valor" do que os municípios que estão mais perto da sede da Região de Turismo do Centro, e clarificando que "o turismo pode ser uma das vias de desenvolvimento deste concelho". De acordo com Pedro Machado, ao nível nacional, Góis representa cerca de 10 por cento da riqueza do país, "sendo um dos recursos que deve prender cada vez mais a atenção dos governantes". "Aceito o repto do presidente da Câmara no sentido de ajudar os empresários que queiram investir no concelho para gerarem riqueza", finalizou.
A encerrar esta cerimónia, o Governador Civil de Coimbra advogou que o Dia do Município de Góis serve para "reafirmar a identidade deste concelho", reforçando que "o turismo é um elemento estruturante de desenvolvimento das actividade económicas do concelho".
in Diário as Beiras, de 14/08/2007

Etiquetas: ,