sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Comissão de Melhoramentos de Povorais não elege corpos gerentes

Realizou-se no passado dia 23 de Junho a Assenbleia-Geral da C. M. Povorais presidida pelo Sr. Victor Baeta, Presidente da Assembleia. Depois de aberta a sessão e antes de entrar na ordem de trabalhos, procedeu-se a um minuto de silêncio em memória do nosso sócio fundador falecido recentemente.
Lido o relatório e o Parecer Fiscal, foram colocadas várias questões à Direcção.
O sócio Fernando Barata questionou sobre a aquisição do terreno, as despesas, que considerou excessivas, com os órgãos de comunicação regional e as instituições do Concelho e sobre o saldo do mandato inferior ao do mandato anterior.
O sócio Daniel Lopes pediu informações sobre o saldo do Bar, publicação do livro "Umbrais dos Penedos", Associação Florestal de Góis, Lavadouro.
O tesoureiro esclareceu que os órgãos de comunicação regionais dão a conhecer a Aldeia; lembrou que foram efectuadas obras (rebaixamento da zona envolvente, instalação eléctrica e águas, reboco de todo o edifício, construção de canteiros, criação de espaços verdes e construção de um telheiro) entre outras obras no valor aproximado de 6.800,00€ para tornar o nosso Centro de Convívio mais atractivo e evitar a degradação do mesmo tendo sido inauguradas a quando da comemoração dos 50 Anos desta Comissão.
O sócio Amselmo Baeta fez algumas considerações sobre as questões colocadas, em relação ao bar considera que o mais importante não é o seu saldo ser pouco mas sim o convívio que ele proporciona, que já é conhecido para além da Aldeia.
Em relação às obras, não há lembrança de se terem efectuado tantas num só mandato e em especial por todas terem sido efectuadas pelos elementos da Comissão e alguns conterrâneos. Assim foi pedido por isso um voto de agradecimento à Direcção pelo esforço e união demonstrados.
Por seu turno, a Direcção, no seu relatório, porpôs um voto de agradecimento pelo apoio prestado à Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia de Góis, Adiber e Associação Florestal de Góis. E também um voto de agradecimento pela divulgação de Povorais, a Jornal de Arganil, Comarca de Arganil, O Varzeense, G.C.R. Povorais e ao escritor Adriano Pacheco. Por fim, um voto de pesar pelos sócios falecidos.
Não havendo mais questões, o presidente colocou a votação o Relatório e Contas e o Parecer do Conselho Fiscal os quais foram aprovados por unanimidade.
Conforme proposto pelo sócio Anselmo Baeta, procedeu-se ao voto de Agradecimento à Direcção por aclamação.
Passando è eleição dos corpos Gerentes para o Biénio 2007/2009 e dado que não deu entradana Mesa qualquer lista procedeu-se a um interregno para arranjar uma entre os presentes. Retomada a sessão, a situação manteve-se assim, marcou-se nova Assembleia para o dia 11 de Agosto de 2007 no Centro de Convívio em Povorais, pelas 20.30H com um único ponto de ordem - Eleição de Corpos Gerentes.
A Assembleia passou a discutir assuntos de interesse para a povoação. Foi abordada a forma como esta Direcção se faz representar em alguns funerais, nomeadamente a falta de flores e minuto de silêncio.
Em seguida, o Presidente da Assembleia leu uma carta que recebeu do sócio Fernando Barata que manifestava o seu descontentamento pelo facto de não ter sido adjudicado ao restaurante de que é proprietário, o almoço comemorativo do 50º aniversário da Comissão - "O sr. Presidente da Direcção, na companhia do tesoureiro, pediram-me para fazer uma proposta para fornecimento de almoço. A mesma foi feita alguns dias depois e entregue em mão ao sr. Presidente. A proposta tinha diversas ementas à escolha, com o preço de 13€. Até ao dia de hoje (5/7), nada me foi dito, mas já tive conhecimento que a feitura do almoço foi entregue a um restaurante de Alvares para o servir na Casa de Convívio."
Em resposta o Tesoureiro, José Luís, esclareceu a Assembleia que o serviço de almoço foi adjudicado ao outro restaurante que não o do senhor Barata, pelo facto de ele não ter respondido atenpadamente ao pedido de orçamento.
in Jornal de Arganil, de 9/08/2007

Etiquetas: