sexta-feira, 10 de agosto de 2007

FACIG, um “ponto de encontro” de todos os munícipes

Até segunda-feira são esperados milhares de visitantes no Parque do Baião onde decorre, desde ontem, mais uma edição da Feira Agrícola Comercial e Industrial de Góis

A Feira Agrícola Comercial e Industrial de Góis (FACIG) abriu ontem portas, esperando-se que até segunda-feira passem pelo recinto da mostra, no Parque do Baião, milhares de pes-soas, atraídas pela diversidade de stands presentes e pelos espectáculos musicais propor-cionados pela autarquia de Góis, que promove todo o certame.
Ontem, dia de inauguração oficial, o presidente da Câmara Municipal de Góis visitou todos os stands, um por um, e manifestou a sua satisfação pela adesão dos comerciantes, industriais e instituições à iniciativa. Girão Vitorino deixou uma palavra de agradecimento em especial aos artesãos e comerciantes locais, que mostram na feira todo o produto do seu trabalho, às juntas de freguesia do concelho que «estão novamente presentes e mostram o que de melhor se faz no seu território», assim como às IPSS’s locais que voltam, mais uma vez, a marcar presença naquele que é um dos maiores eventos do concelho. As críticas foram para os empresários do concelho que, uma vez mais, «talvez por estarem em férias», não comparecem.
Girão Vitorino destacou ainda a importância da FACIG para o concelho, uma feira que é feita à escala local, mas que tem conseguido cativar os munícipes e até os turistas. É certo que «os espectáculos podiam ser de melhor qualidade, mas é tudo feito à nossa dimensão e as entradas são gratuitas», afirmou o autarca convicto de que a feira, ainda assim, tem conseguido cativar os visitantes, funcionando como «ponto de encontro dos munícipes». Aliás, o autarca destaca a importância do mês de Agosto para o concelho de Góis. É que, para além da FACIG, Góis é também palco este mês da concentração mototurística, que leva à vila milhares de motociclistas, assim como das festas que se realizam nas pequenas aldeias e que contam também com a presença de muitos emigrantes que por esta altura se deslocam às suas terras de origem.
Para além dos stands de comércio, indústria e serviços, das bancas de artesanato local e das zonas onde é possível comer ou beber alguma coisa, o recinto conta ainda com dois palcos para a realização de espectáculos. Do cartaz destaque, hoje, para a realização do espectáculo “Cantigas da Rua”, que conta com apresentação a cargo de José Carlos Malato, conhecido apresentador de televisão, e amanhã a realização de mais uma edição do Góis Fashion que conta com a presença, na passerelle, de conhecidas modelos nacionais que vão desfilar com roupas de finalistas do curso de design de moda da Universidade da Beira Interior e de alguns estabelecimentos comerciais da região. Destaque ainda para a corrida de toiros á portuguesa no domingo e os festejos do feriado municipal na segunda-feira.
in Diário de Coimbra, de 10/08/2007

Etiquetas: