quarta-feira, 4 de julho de 2007

Riqueza natural é trunfo que Góis pretende aproveitar


A praia fluvial das Canaveias hasteou ontem, pelo segundo ano consecutivo, a Bandeira de Praia Acessível, representando o ponto de partida de um projecto mais amplo da autarquia, que pretende qualificar a maior parte das zonas balneares do concelho.

Só as cheias de Inverno, que impossibilitaram a realização de obras, terão impedido que, pelo menos, mais uma praia também estivesse em condições de ostentar o galardão da acessibilidade.
A praia das Canaveias, na freguesia goiense de Vila Nova do Ceira, hasteou ontem, pelo segundo ano consecutivo, a Bandeira de Praia Acessível, atribuída a zonas balneares dotadas de condições excepcionais, nomeadamente passadeiras e rampas, tanto de acesso à própria praia como à água, assim como casa de banho e balneários destinados especificamente a deficientes.
De acordo com a vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, que ontem presidiu à cerimónia do hastear da bandeira, a qualificação das zonas balneares do concelho é uma aposta para levar em frente.
«A autarquia tem investido aqui, onde houve preocupação de colocar passadeiras e rampas, balneários e acesso facilitado à água», disse, lamentando que não tenha sido possível, por causa das cheias de Inverno, que, já este ano, a praia da Peneda, na vila de Góis não pudesse apta para uma candidatura.
«Já tem uma rampa, mas condiciona o acesso, por ter demasiada inclinação, e a ligação à água faz-se ainda por degraus», explicou, referindo que é um aspecto que «estamos a tentar alterar, assim como a construção das casas de banho». Helena Moniz frisou que era intenção que já fosse acessível este ano, mas as intempéries de Inverno não o permitiram».
Outro caso em que as obras foram prejudicadas pelo mau tempo, é o da praia do Pego Escuro que, embora não tivesse esta época balnear como meta para se tornar acessível, deverá sê-lo no próximo ano.
Os projectos da autarquia passam por aproveitar as riquezas com que natureza dotou o concelho, sendo que a praia fluvial de Alvares «ainda não tem as condições que queremos, mas as obras serão adjudicadas brevemente».
Avançando também com a intenção de qualificar, num futuro próximo, as praias do Colmeal, Cabreira e Carcavelos, Helena Moniz salienta que, pelo menos no aspecto de criar lugares paradisíacos nos três rios que cruzam o concelho, «a natureza foi generosa com Góis, onde ainda temos águas cristalinas e puras». A este propósito lembra que «tivemos cá D. Duarte (de Bragança), que ficou encantado com a praia da Peneda, onde é possível observar os peixinhos».
in Diário de Coimbra, de 4/07/2007
Fotografia: Jornal de Arganil

Etiquetas: , , ,