segunda-feira, 2 de julho de 2007

Conclusão das obras no quartel é prioridade

Os Bombeiros Voluntários de Góis nasceram em 1956. Inicialmente sedeados num quartel que hoje é o Centro de Saúde de Góis, só tinham duas viaturas: uam de incêndio e outra de saúde. A deterioração do edifício conduziu à mudança para uma garagem emprestada no Bairro de S. Paulo, onde os soldados da paz estiveram durante cinco anos.
Com o actual quartel da corporação em construção e face à necessidade de deixar as instalações provisórias, parte do equipamento voluntários esteve durante algum tempo ao relento. É só em 1980 que o corpo de bombeiros de Góis transita definitivamente para as instalações onde permanece até hoje. Quase 30 anos depois, Francisco Garcia, comandante interino, afirma que «as condições de comodidade não são muito grandes», mas também não se podem considerar «mal servidos». Desde a mudança, a associação humanitária procedeu a uma ampliação do espaço, obra que ainda não está concluída.
Foi há cerca de 5 anos que acrescentaram ao quartel um novo edifício para funcionamento do parque de viaturas, estação de serviço, oficina, camaratas e salão polivalente. Ainda sem luz, sem janelas e sem telhas, a obra está longe de estar concluída, face a «dificuldades financeiras» que a corporação enfrenta, explica o comandante interino. Apesar de pelo menos os carros estarem abrigados no interior do edifício, Francisco Garcia avança que «ainda não há previsões» para o fim da obra.
Terminar a obra de ampliação das instalações é a prioridade dos bombeiros de Góis, visto o edifício estar a «deteriorar-se de dia para dia». Numa segunda fase, o comandante interino aponta a necessidade de substituir algumas viaturas, muitas das quais com «cerca de 30 anos». Quanto a estes investimentos o responsável remata: «não são projectos, são ambições».


NOME:
Bombeiros Voluntários de Góis

MORADA:
Rua Comandante Baeta Neves, 3330-316 Góis

CONTACTOS:
telefones: 235 771 122 / 235 771 522
secção destacada de Alvares: 962 090 406

PRESIDENTE:
Diamantino Garcia

COMANDANTE:
Francisco Dias

N.º DE ELEMENTOS DO CORPO ACTIVO:
81

VIATURAS:
10 viaturas de combate a incêndio
7 viaturas do serviço de saúde
6 viaturas diversas
in Diário de Coimbra, de 29/06/2007

Etiquetas: ,