quarta-feira, 4 de julho de 2007

Plano norueguês ajuda a desenhar floresta da região Centro

Cerca de 700 mil hectares de floresta, em 34 concelhos da região centro, vão ser infra-estruturados até Dezembro de 2009, no âmbito de um projecto com origem na Noruega, hoje apresentado na Figueira da Foz.


A intervenção, que segundo António Gravato, director da Circunscrição Florestal do Centro (CDF), «vem ajudar a repovoar a floresta portuguesa», inclui a criação de «zonas tampão», livres de combustível ou de combustível reduzido, edificação de parques de lazer e construção ou manutenção de rede viária.

«A mais valia é permitir implementar no terreno aquilo de que andamos a falar h imenso tempo. Temos de criar infra-estruturas de prevenção para que se possa depois instalar a floresta numa perspectiva de continuidade e sustentabilidade», disse aos jornalistas António Gravato, à margem de uma visita do governador civil de Coimbra à serra da Boa Viagem.

O projecto vai ser desenvolvido até Dezembro de 2009 em duas áreas demarcadas da região Centro: as Montanhas Ocidentais, que incluem a zona do Dão-Lafões e Centro Litoral, e a Cordilheira Central, que abrange a Beira Interior Norte e o Pinhal Interior Norte.
Diário Digital

Etiquetas: