terça-feira, 10 de julho de 2007

Povo da Costa de Góis unido por amor às origens

O Povo da Costa de Góis reuniu 80 conterrâneos num almoço convívio realizado no passado dia 10 de Junho, na sua casa de convívio, na Alagoa.
A refeição decorreu dentro de um espírito familiar e a tarde reservou muita alegria e boa disposição aos conterrâneos, familiares e amigos que se juntaram, dando seguimento a um encontro que, habitualmente se realiza todos os anos.
Esta foi mais uma forma que o povo da Costa de Góis encontrou para conviver e recordar tempos passados em que os ranchos de "moços" e "moças" se juntavam para as festas onde se arranjavam os "namoricos" e se passavam momentos de muita alegria. Para além de ser uma forma de conviver contribuiu também para angariar fundos, de forma a poderem ser realizadas obras para bem da população da Costa.
O encontro regionalista foi organizado pelo presidente da Comissão, Manuel Duarte, e pelo tesoureiro, Daniel Baptista Almeida, com o apoio de todos os restantes elementos da Comissão, que contribuíram incansavelmente quer na organização, confecção da comida e a servir às mesas, o que foi feito com um profissionalismo que só o amor à terra poderia ter dado força.
A estrutura que foi recentemente construída junto à Casa de Convívio e onde está colocado um coberto improvisado serviu, nesta tarde de domingo, para resguardar os assadores da "menina" chuva que teimou em espreitar, mas que, não conseguiu estragar a festa. A Comissão espera poder colocar uma cobertura definitiva, de forma a melhorar o espaço que, segundo afirmou o presidente da Assembleia, Albino Gonçalves: "embora se encontre localizado na Alagoa, é pertença de todo o povo da Costa de Góis".
A Comissão de Melhoramentos, na voz do seu presidente, espera pela ajuda de todos e recebe de "mãos abertas" quantos queiram integrar esta Associação, desde que venham com a finalidade d contribuírem para o bem de uma terra que mora no seu coração.
Graciano Rodrigues, trouxe um recado da Junta de Freguesia de Góis: "estamos convosco e disponíveis para colaborar nas vossas iniciativas, dentro das nossas possibilidades". Palavras recebidas com uma salva de palmas de um povo que agradeceu à Junta de Freguesia de Góis a disponibilidade manifestada durante este encontro.
O secretário da Junta desejou sucessos para a Comissão de Melhoramentos, e apelou para que se comece já a projectar o próximo encontro. Congratulou-se também pela forte adesão de algumas Comissões ali representadas e que vieram provar a forma intensa como vivem o regionalismo, nomeadamente as Comissões de: Cortecega, Manjão e Vale Moreiro, Folgosa, Sequeiros e Liga de Amigos de Bordeiro. Todas as Comissões representadas usaram da palavra para de uma maneira geral agradecerem o convite e convidarem o povo da Costa a tomar parte das actividades realizadas também nas outras localidades, ajudando-se mutuamente.
in O Varzeense, de 30/06/2007

Etiquetas: