segunda-feira, 30 de julho de 2007

O distrito de Coimbra captado a 22 de Abril

A Sala de Exposições Temporárias do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques acolhe, de 1 a 31 de Agosto, a mostra “Coimbra D”, da autoria de alunos de Comunicação Social do Instituto Superior Miguel Torga.
“Coimbra D” integra cerca de uma centena de fotografias que têm, entre outras particularidades, a característica de terem sido tiradas todas no mesmo dia, a 22 de Abril.
Quarenta estudantes dos vários anos da licenciatura em Comunicação Social do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) percorreram, a 22 de Abril, 12 concelhos do distrito de Coimbra, tendo efectuado mais de três mil tomas fotográficas com máquinas digitais reflex e compactas.
Do total de tomas resultantes da participação no “I Raid Fotográfico do ISMT” foram seleccionadas as fotografias constantes nesta exposição.
Das paisagens recônditas e sempre belas da Pampilhosa da Serra aos jogos populares que ainda subsistem pela Figueira da Foz; da placidez dos velhos contemplando o tempo que passa por Arganil, Góis ou Oliveira do Hospital ao sorriso gaiato das crianças de Condeixa; da faina piscatória de Mira aos recantos de lazer do concelho de Tábua... De tudo um pouco é possível encontrar nas deambulações fotográficas dos jovens estudantes do Instituto Superior Miguel Torga . Cantanhede, Lousã, Montemor–o–Velho e Penela completam o leque dos 12 concelhos fotografados.
A exposição insere–se nas comemorações dos 70 anos do ISMT, programa recheado de iniciativas que se prolongarão até finais deste ano. Terminada a exposição em sala, será “inaugurada” uma galeria na web, em endereço a anunciar brevemente.
Entretanto, durante o mesmo período (de 1 a 31 de Agosto), mas no átrio da Biblioteca Municipal da Lousã, é possível apreciar uma exposição fotográfica, bibliográfica e de objectos relacionados com a temática ferroviária, na sua maioria com ligação à Lousã. esta mostra insere–se nas comemorações dos 100 anos da chegada do comboio à Lousã.
A maioria dos objectos e fotografias expostas resultam do empréstimo de alguns interessados nesta temática e que, desde o início das comemorações têm apoiado a autarquia no seu programa.
in Diário As Beiras, de 30/07/2007

Etiquetas: