quinta-feira, 19 de julho de 2007

Grandes obras em Vale Moreiro e Manjão

No jornal passado foi noticiado a forma como a Associação de Agricultores de Manjão e Vale Moreiro conseguiu levar a cabo um projecto que visou o aproveitamento da água das sobras do tanque que servia de apoio aos incêndios com a construção de um novo tanque com uma capacidade maior e que servirá também de piscina, sendo ainda aproveitadas as sobras do novo tanque para a concretização de um processo de rega por expressão e gota a gota que irá regar aproximadamente 7 hectares de terrenos e permitirá a criação de um espaço verde à volta da povoação que irá servir de prevenção ao "pente vermelho" (fogo).
Foi também referido que a Câmara Municipal de Góis se encontrava a proceder à melhoria da rede de água que abastece as povoações de Vale Moreira e Manjão.
Mas as povoações de Vale Moreiro e Manjão continuam com grandes obras e hoje temos mais para anunciar:

Casa de Convívio - um sonho tornado realidade
Outro grande sonho do povo de Vale Moreiro e Manjão é a Casa de Convívio, um projecto que a Associação de Vale Moreiro e Manjão iniciou já há algum tempo e que vai inaugurar já para Setembro.
Segundo o presidente da Associação, Manuel Bandeira a obra nasceu de uma forte vontade de todo o povo que contribuiu e apoiou a ideia desde a sua raiz e contou ainda com a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Góis.
A casa é composta por três andares (rés-do-chão, piso-1 e piso-2) e compreende uma grande obra de apoio a toda a população visto que além de casa de convívio com bar tem ainda como finalidade utilizar um dos pisos para prestar apoio aos idosos.
Num projecto que contou com o apoio da ADIBER a casa tem ainda um salão que também servirá de apoio à terceira idade e onde se pensa que venham a ser servidas refeições, entre outras utilizações, tão necessárias numa zona do país em que existe uma grande percentagem de população idosa.
A casa de Convívio situa-se num paradisíaco local onde a paisagem avistada é deveras fascinante, sendo que, nas janelas viradas para as traseiras do edifício ou no largo que confina com a casa podem também ser avistadas algumas povoações vizinhas.

Uma moderna capela de outrora
Junto à Casa de Convívio situa-se a Capela de Vale Moreiro e Manjão. Também esta sofreu obras de beneficiação que foram inauguradas já em 2002, tendo sido restaurada e melhorada quer a sua fachada quer o seu interior.
A capela que já foi construída há longo anos, sofreu reparações e melhoramentos que a deixaram com um aspecto moderno e muito cuidado.
Num exemplo quase único nestas aldeias do concelho de Góis, embora com apenas uma centena de habitantes tem sido efectuados melhoramentos que visam permitir uma melhor qualidade de vida quer dos seus moradores quer dos que visitam Vale Moreiro e Manjão.
in O Varzeense, de 15/07/2007

Etiquetas: ,