quarta-feira, 4 de julho de 2007

Grandes obras em Vale Moreiro e Manjão

Água Bem Aproveitada
Face à carência de água e à necessidade de se aproveitar um bem que se encontra cada vez mais escasso e que é essencial à vida humana, a Associação de Agricultores de Manjão e Vale Moreiro, presidida por Manuel Bandeira, pensou em aproveitar as águas que sobram do tanque, que serve de apoio aos Bombeiros, para fazer um sistema de regadio.
Em conjunto com a população local adquiriram cinco mil metros de tubo e contaram com a Câmara Municipal de Góis que se disponibilizou para abrir a vala e alagar o tubo. A Associação de Agricultores candidatou-se a um projecto no IFADAP através da DRABL para levar a bom porto a obra de aproveitamento das águas.
Depois de algumas alterações ao projecto, este foi aprovado e o povo de Vale Moreiro e Manjão já assistiu ao início das obras.
Segundo informação do secretário da Associação de Agricultores, Abílio Antunes Cardoso, estão já a ser feitas as escavações onde irá ser construído o novo tanque de apoio aos incêndios, para um abastecimento mais facilitado dos helicóptros e das viaturas de incêndios.
O tanque irá comportar mais de cem mil litros de água e irá ter um aproveitamento duplo, uma vez que, irá ser construído de forma a possibilitar a sua utilização como piscina.
As sobras deste tanque serão encaminhadas pelo tubo que transportará a água pelos terrenos, de forma a criar um espaço verde que circundará toda a povoação, delimitando as casas da zona florestal, de forma a servir de prevenção aos incêndios.
Com este processo de rega por expressão e gota a gota serão ainda regados aproximadamente 7 hectares de terreno.
Abílio Cardoso afirmou ao nosso jornal que espera poder assitir à inauguração deste novo projecto já em Setembro próximo.


Substituição da Rede de Abastecimento de Água
A Câmara Municipal de Góis também se encontra a proceder à melhoria da rede que abastece as povoações de Vale Moreiro e Manjão. Desta forma, os funcionários da autarquia têm andado no terreno a substituir as tubagens de forma a possibilitar uma melhor e ainda mais qualificada água nas torneiras.
Note-se que, as povoações de Vale Moreiro e Manjão não chegam a contar com uma centena de habitantes, mas, graças à união dos seus conterrâneos, têm assistido a um elevado desenvolvimento.
in O Varzeense, de 30/06/2007

Etiquetas: ,