segunda-feira, 30 de julho de 2007

Concertos de bandas devem continuar em 2008


No último espectáculo dos Concertos Museu da Água, Jorge Temido afirmou que “há vontade” de continuar com a iniciativa no próximo ano.
As actuações das filarmónicas da Associação Musical da Pocariça e da Associação Educativa e Recreativa de Góis, duas das bandas premiadas, preencheram o último espectáculo dos Concertos Museu da Água 2007. Realizado no sábado, junto ao coreto do Parque Dr. Manuel Braga, o concerto foi também o momento escolhido para a atribuição dos certificados de participação às filarmónicas e dos prémios às três bandas melhores classificadas no concurso.
Organizado pelo Museu da Água de Coimbra e pela Orquestra Clássica do Centro, o ciclo de concertos decorreu entre 19 de Maio e 21 de Julho, com a actuação de uma filarmónica em cada sábado. Para premiar as bandas que participaram nos concertos, foi constituído um júri que atribuiu o primeiro prémio à Banda Filarmónica da Associação Musical da Pocariça, o segundo à Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense e o terceiro prémio à banda filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis.
Quantos às restantes filarmónicas participantes - Sociedade Filarmónica Lousanense, Sociedade Filarmónica Penelense, Sociedade Filarmónica de Miranda do Corvo, Associação Filarmónica União Verridense, Sociedade Filarmónica Recreativa e Benficente Vilanovense e Filarmónica da Sociedade Boa União Alhadense - “ficaram classificadas em quarto lugar e são todas vencedoras”, gracejou o maestro Virgílio Caseiro, durante a apresentação do último concerto, como forma de elogiar a qualidade de todas as actuações.
Ao sublinhar os méritos de todas as bandas, Virgílio Caseiro salientou que “a qualidade das filarmónicas evoluiu muito nos últimos anos”, e que as bandas transformaram esta iniciativa numa “autêntica festa da música”.
Contribuir para “a divulgação do gosto pela música e para a educação musical” foram os objectivos da Águas de Coimbra, ao promover o ciclo de concertos, realçou Jorge Temido, presidente do conselho de administração da empresa, realçando também que os concertos no parque constituíram momentos de “autêntica festa”.
Ao considerar que “a empresa tem obrigações para com a sociedade onde se insere”, Jorge Temido anunciou que “há vontade” de continuar a promoção dos concertos com filarmónicas no próximo ano.
No sábado, na relva e nos poucos bancos do parque abrigados pela sombra das árvores, algumas dezenas de pessoas assistiram à actuação das duas bandas, que incluem muitos jovens entre os seus elementos.
in Diário As Beiras, de 30/07/2007

Etiquetas: ,